A utilização de aplicações sequenciais na dessecação, sendo aplicados os herbicidas na fase ideal de controle, ou seja, respeitando os estádios de cada planta daninha, tem sido uma das estratégias eficazes no controle de plantas daninhas na cultura do algodão.

O uso de produtos à base de metribuzin, trifluralina, sulfentrazona, diuron como pré-emergentes tem voltado ao mercado de herbicidas, contribuindo para o manejo das plantas indesejadas.

A Figura 01 ilustra a quantidade de espécies de ervas daninhas já resistentes ao grupo de herbicidas. O número é expressivo e fortalece ainda mais a necessidade da rotação de ativo e o uso de estratégias tais como, rotação de culturas e o uso de pré-emergentes possam entregar uma lavoura mais limpa para os pós-emergentes.

Saiba como fazer o manejo de plantas daninhas na cultura do algodão.
Figura 01. Saiba como fazer o manejo de plantas daninhas na cultura do algodão com o Universo AgroGalaxy.

Como controlar as Plantas Daninhas na Cultura de Algodão?

A sucessão de culturas e a utilização das mesmas moléculas de herbicidas tem contribuído para o colapso dos herbicidas. Além disso, é uma alternativa que também tem aumentado a pressão de seleção e, automaticamente, a resistência cruzada e múltipla.

Uma das oportunidades, segundo o Departamento de Agronomia AgroGalaxy, é a rotação de mecanismos de ação. Desta maneira, será possível realizar a mudança não somente do grupo químico, mas também do sítio de ação. Isso dificultaria o processo de seleção e resistência das plantas daninhas na cultura do algodão e outras (Figura 02).

Figura 02. A tabela periódica dos herbicidas ajuda no controle de culturas, como a do algodão.

Verificado na tabela acima, salientamos a preocupação em alguns casos específicos como a de plantas dainhas de folha estreita. Caso a resistência ao mecanismo de ação a inibição da enzima ACCase seja desenvolvido, o produtor rural e a comunidade científica passam a ter uma porção mínima de soluções para o controle da família das poaceae como opção.

 Siga as estratégias do Universo AgroGalaxy para extrair o máximo da sua Cultura do Algodão.

Sendo assim, com todos os argumentos apresentados, recomendamos um conjunto de estratégias integradas como:

  • utilização de rotação de culturas;
  • dessecação sequencial ou controle com eficiência superior a 90%;
  • busca por pré-emergentes;
  • a rotação de mecanismos de ação.

Seguindo a estratégia acima, podemos entregar uma cultura do algodão no limpo.

Você também pode gostar