Para o crescimento saudável de culturas agrícolas, as plantas necessitam receber diversos tipos de nutrientes, incluindo o adubo rico em fósforo, elemento que deve receber cuidado especial no momento do plantio.
Benefícios do adubo rico em fósforo
O fósforo é um dos macronutrientes primários mais requerido pelas plantas. É por esse motivo que o elemento está presente nas formulações de adubo NPK. Sendo assim, o adubo rico em fósforo acaba sendo um dos tipos mais utilizados no Brasil.
A deficiência de fósforo em sua plantação pode comprometer o desenvolvimento e a produção do seu plantio.
O adubo NPK é rico em fósforo?
Na adubação com NPK, apenas parte do fósforo é absorvido pelas plantas (de 20% a 30%), já que o restante fica retido na argila do solo.
Para melhor explorar a absorção deste elemento pelas plantas, é muito comum utilizar bactérias Pseudomonas fluorenscens no solo, que aumentam a eficiência da adubação fosfatada em até 25%, promovendo maior nível de nutrientes e produtividade.
Esta técnica, além de mostrar-se muito eficiente e rentável, possibilita também um tratamento com responsabilidade e sustentabilidade.
Consulte um especialista para iniciar a adubação com fósforo
Para iniciar este método em seu plantio, é recomendado que um especialista seja consultado. A saúde do seu solo depende de avaliação prévia e diagnóstico exato para melhor tratamento.
Gostou dessa informação? Continue acompanhando o Universo AgroGalaxy para saber mais sobre o mundo agro.
Veja também: