Já citamos aqui as principais pragas da cultura do trigo, mas você está preparado para lidar com as particularidades de algumas das mais frequentes? Hoje, vamos dar foco ao percevejo barriga-verde, entendendo o que é essa praga, suas características, os danos causados e como controlar efetivamente.

Quer saber como proteger sua plantação e controlar o percevejo barriga-verde? Acompanhe o conteúdo no Universo AgroGalaxy a seguir!

O que é o percevejo de barriga-verde? 

O percevejo de barriga-verde é uma das principais pragas que podem afetar a cultura do trigo, entre outras culturas. É importante ter conhecimento sobre essa praga, pois seus danos podem causar perdas significativas na lavoura, gerando sérios prejuízos ao produtor.

Apesar de desafiador, o manejo adequado é perfeitamente possível. A seguir, vamos entender algumas características do percevejo barriga-verde, antes de conhecer as melhores técnicas de controle do inseto na lavoura de trigo.

Caracterização morfológica e biológica do percevejo barriga-verde 

É preciso ter em mente que existem dois tipos de percevejo barriga-verde: D. Furcatus e D. melacanthus. De maneira geral, esse inseto tem cerca de 10 milímetros de comprimento, caracterizado por uma coloração marrom, com abdômen verde, e uma espécie de “espinho” na região do protórax.

Para diferenciar os percevejos, é preciso observar justamente esses espinhos, chamados de pronotos. No D. melacanthus, o pronoto é maior e mais escuro que o próprio inseto; já no D. furcatus, esse pronoto é menor, e possui a mesma coloração que a cabeça do percevejo.

Vale atentar-se também para as características dos ovos, que possuem coloração verde-clara. Conforme o amadurecimento desses ovos, eles vão escurecendo. As ninfas apresentam coloração marrom-acinzentada na região dorsal, e seguem a coloração verde no abdômen.

Os dois tipos de percevejo barriga-verde que podem aparecer na lavoura.

Danos do percevejo barriga-verde no trigo 

Os danos do percevejo barriga-verde no trigo são observados principalmente no início de ciclo da cultura. Adultos e ninfas se alimentam na base das plântulas, injetando toxinas nos tecidos e introduzindo o estilete, que causa sérios danos à estrutura da planta. Ataques severos podem acarretar na morte dessas plantas, e em alguns casos, pode ser necessário realizar replantio das áreas.

Além disso, os percevejos podem causar alterações fisiológicas na planta, prejudicando o desenrolamento do limbo foliar, causando o chamado “encharutamento”. Assim, é possível observar super perfilhamento ou ainda furos de bordas amareladas no limbo foliar.

Com isso, vemos que o percevejo barriga-verde pode afetar seriamente a produtividade da lavoura, trazendo prejuízos financeiros ao produtor. Essa praga pode causar perdas médias de 30% da produção de plantas, ou até mesmo a morte das plantas e a necessidade de um replantio em ataques mais agressivos.

Plantação atacada pelo percevejo.

Manejo do percevejo barriga-verde

Existem diversas formas de realizar o manejo do percevejo barriga-verde. Tratamento de sementes com a ajuda de inseticidas sistêmicos e pulverizações após a emergência das plantas são algumas das alternativas. É possível também realizar o controle biológico, com o uso de microhimenópteros do gênero Trissolcus.

Realizar um levantamento do histórico da área de plantio e monitoramento constante também são peças fundamentais nesse controle. Outra dica é realizar a dessecação antecipada, pois o inseto não terá abrigo e alimento disponível, provocando a quebra do seu ciclo biológico e diminuindo a população de percevejos.

O controle químico também é uma solução muito procurada para o manejo do percevejo barriga-verde. Mesmo que tenha sido realizado o tratamento de sementes, é necessário realizar a aplicação de inseticida na área, existindo uma variedade de produtos eficientes no combate aos dois tipos de percevejo. 

Quando falamos em controle químico, dois pontos devem ser sempre reforçados: primeiro, opte por realizar uso alternado de princípios ativos dos inseticidas, para evitar o surgimento de populações resistentes; e em segundo lugar, lembre-se de sempre buscar ajuda de um profissional qualificado na hora de selecionar os produtos que serão usados na sua plantação, para garantir melhores resultados.

Veja também: Principais pragas da Cultura do Trigo

Gostou do conteúdo? O Universo AgroGalaxy oferece uma série de dicas e informações para ajudar o produtor com a Cultura do Trigo e as principais culturas do país. Acompanhe e saiba mais!

Você também pode gostar
O que é Oídio e como tratar?
Leia mais

O que é oídio e como tratar?

Você já ouviu falar em oídio? Esta doença está presente em diversas culturas, como soja e trigo. No…
Entenda como fazer o manejo do solo na cultura do trigo.
Leia mais

Manejo do Solo na Cultura do Trigo

O solo de cultura do trigo é um sistema dinâmico, considerado como o principal reservatório de diversidade biológica…