A história da produção de algodão no Brasil começou há muito tempo, com o início de sua produção para fins comerciais no século 18 na região Nordeste. Hoje, o Brasil figura entre os maiores produtores globais de algodão, sendo esta uma das principais culturas agrícolas do país.
Nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa trajetória de sucesso, a produtividade do algodão e as expectativas para a safra atual. Acompanhe no Universo AgroGalaxy!
Mudanças na produção de algodão no Brasil
A produção de algodão no Brasil sofreu grandes mudanças durante a década de 1980, principalmente com a chegada do inseto bicudo-do-algodoeiro na região Nordeste, ele se tornou uma das principais pragas dessa cultura no mundo. Antes da infestação, um quarto da produção nacional estava localizada na região do semiárido nordestino, depois dela o cenário de produção mudou drasticamente.
Embora não haja registros precisos sobre a origem da praga no país, o bicudo-do-algodoeiro foi responsável pela destruição de plantações inteiras na região Nordeste, reduzindo a área plantada em mais de 60% em pouco tempo e eliminando cerca de 800 mil postos de trabalho.
Após esse evento, o cultivo de algodão foi transferido para os estados de São Paulo e Paraná, com foco no plantio herbáceo, mas altamente produtivo. Tempos depois, o cultivo dos algodoeiros foi novamente transferido para novas áreas, desta vez em Mato Grosso e Goiás, devido aos altos custos de terra e à concorrência de outras culturas em territórios paranaenses e paulistas.
Produtividade da Cultura de Algodão Brasileira
Em 1999, começou uma nova era para a cultura do algodão. Produtores passaram a adotar a mecanização completa do cultivo, além de uso intensivo de insumos químicos e associação do algodão herbáceo com as culturas de soja e milho. Essas mudanças promoveram um salto na produtividade da cultura do algodão, destacando o produto brasileiro no mercado mundial.
Além disso, surgiram também novos esforços para a manutenção da competitividade e adoção de modelos empresariais nas lavouras. O setor conseguiu se consolidar no cerrado e se recuperar de maneira geral graças ao forte investimento em pesquisa, à postura profissional dos produtores e aos incentivos fiscais.
Números da produção de algodão no Brasil atualmente
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), o Brasil deve produzir 2,71 milhões de toneladas de algodão em pluma na safra 2021/22. Esse número representa um aumento de 16,5% em relação à temporada anterior.
A Abrapa afirmou ainda que a expectativa é que a área alcance 1,55 milhão de hectares, representando um avanço de 13,5%. De acordo com a associação, o Mato Grosso, que lidera a produção nacional há anos, deve produzir 1,89 milhão de toneladas, e a Bahia, outro grande destaque na produção, deve ser responsável por 563 mil toneladas.
Como pode ser visto, todos os esforços e aprendizados adquiridos ao longo de toda a história de produção de algodão em solo brasileiro, rendeu ao Brasil a posição de segundo maior exportador dessa commodity, ficando atrás apenas dos Estados Unidos no ranking mundial.
Veja também: Desequilíbrios da Cultura do Algodão
Gostou do conteúdo? No Universo AgroGalaxy você encontra tudo o que precisa saber sobre a Cultura do Algodão e outras que mais se destacam pelo Brasil. Acompanhe e fique por dentro!