Se você precisa irrigar sua plantação e está a procura de diferentes métodos, precisa conhecer a irrigação por aspersão. Quer saber mais? Siga a leitura para conferir tudo sobre a prática, como vantagens, desvantagens, aplicação e muito mais.

O que é a irrigação por aspersão?

A irrigação por aspersão é um método que consiste em simular a água da chuva sobre a plantação a partir da aspersão de água, ou seja, respingar a água sobre o solo e a folhagem das plantas. Talvez o método mais clássico e popular, a irrigação por aspersão pode ser uma ótima pedida para seu cultivo.

A irrigação por aspersão geralmente se adequa a qualquer tipo de solo, além de diferentes topografias, apresentando baixos riscos de erosão do solo. Também, o método possibilita que o produtor controle o volume de água que será aplicado no campo, o que viabiliza a economia de água dependendo da necessidade da plantação.

Embora possa apresentar benefícios, a prática possui baixa eficácia em locais que apresentam ventos muito fortes, pois ele atrapalha a plena irrigação de todas as regiões. Ainda apresenta um custo de implementação mais alto, depende de energia elétrica para funcionar e torna a plantação mais suscetível ao desenvolvimento de doenças e pragas, uma vez que deixa as folhas molhadas com maior frequência.

Quando surgiu a irrigação por aspersão?

Surgida no final do século XIX, o método de irrigação por aspersão foi patenteado pela primeira vez por um agricultor chamado Charles Skinner, numa pequena cidade de Ohio, Estados Unidos. Desde que surgiu, o método se desenvolveu cada vez mais e ainda é bastante utilizado, desde pequenos até grandes produtores.

Como funciona a irrigação por aspersão

Contando com 3 elementos básicos indispensáveis, a irrigação por aspersão possui uma estrutura relativamente simples de ser construída. O bombeamento, composto de uma motobomba capaz de captar e impulsionar a água, o transporte, que são tubos responsáveis por conduzir a água da motobomba até os aspersores, e a distribuição, composta pelos irrigadores que irão lançar a água sobre o plantio.

A água captada pelas motobombas é conduzida até os chamados aspersores, que expelem a água em jatos para cima, caindo diretamente na plantação e se dividindo em gotículas menores. Antes de adotar o método, verifique se a água está livre do excesso de sedimentos, o que pode causar entupimento, e se a espécie da cultura é condizente com o método.

S: Tipos de Máquinas Agrícolas e suas funções

Gostou do conteúdo? Você encontra mais no Universo AgroGalaxy. Acesse e confira assuntos sobre agricultura, técnicas de manejo, comércio agrícola, agronegócio e muito mais!

Veja também:

Você também pode gostar
Saiba o que é agrometeorologia
Leia mais

Agrometeorologia: o que é?

Você já ouviu falar em agrometeorologia? A área de estudo, também conhecida como meteorologia agrícola, pode ser mais…