A pulverização é uma técnica agrícola que consiste em aplicar produtos sobre determinada cultura, visando evitar pragas e doenças ou proteger o cultivo. Para que a aplicação seja feita de maneira eficaz, com uma distribuição completa em pequenas gotículas sobre a plantação, podem ser utilizados diferentes tipos de pulverizadores.
Mas, em meio a tantos modelos, como saber qual tipo de pulverizador escolher? Existem diversos componentes e fatores a serem levados em consideração na hora da escolha, e o Universo AgroGalaxy vai explicar tudo para você! Siga a leitura para saber mais.
O que é um pulverizador agrícola?
Para entender melhor o que é um pulverizador agrícola, pode-se pensar nos borrifadores comuns. A diferença entre eles está no alcance e na capacidade do pulverizador de espalhar o produto em gotículas extremamente pequenas.
Como a finalidade da pulverização é que toda a cultura seja protegida, o pulverizador consegue espalhar o produto por toda a planta, garantindo que o líquido tenha contato máximo com a sua superfície.
Geralmente, os pulverizadores são utilizados para espalhar líquidos como inseticidas, fungicidas, herbicidas ou até mesmo fertilizantes, dependendo do efeito desejado para a plantação, podendo auxiliar no combate de pragas, doenças, insetos, ameaças e no crescimento saudável e protegido da plantação.
Conheça a composição de um pulverizador agrícola
Por mais que possa não parecer, o pulverizador é uma ferramenta muito complexa e possui diversos componentes. Confira a seguir:
- Tanque de armazenamento: onde é armazenado o produto que será pulverizado na lavoura;
- Agitador: evita que o produto sofra decantação, mantendo-o sempre homogêneo;
- Filtros: cuidam para que os sistemas aspersores não recebam impurezas presentes no líquido;
- Bombas hidráulicas: responsáveis por bombear o líquido do armazenamento para os sistemas aspersores;
- Regulador de pressão: servem para controlar a pressão do líquido;
- Manômetro: responsável por informar sobre perdas de pressão nos sistemas aspersores;
- Barra de pulverização: levam o líquido até os bicos, aumentando a eficiência da aspersão;
- Bicos de aplicação: realizam a pulverização do líquido na plantação, distribuindo em gotículas minúsculas.
Quais os tipos de pulverizador agrícola?
Como mencionado, existem diversos modelos, marcas e tipos de pulverizadores agrícolas. Confira abaixo a lista que separamos!
Aéreos
A pulverização pode ser realizada por meio de veículos voadores, capazes de expelir o produto uniformemente com praticidade e excelência. Seja para mapeamento de terrenos ou pulverização, os drones têm sido cada vez mais usados nas lavouras, por exemplo.
Os drones são ferramentas práticas que facilitam o dia a dia do agricultor, principalmente por sua capacidade de espalhar o líquido em terrenos de difícil acesso, como os mais declives. Além disso, são mais econômicos, uma vez que fazem com que o produto renda mais.
Confira também: Como utilizar Drone para Pulverização?
Atomizador
O atomizador é um utensílio que faz uso de ventilação forçada para realizar a pulverização, atingindo uma área mais extensa da lavoura por sua intensidade de trabalho. Geralmente, é mais aplicado em cultivo de árvores frutíferas, em que não há outra opção de uso para o terreno.
Autopropelido
Muito utilizado em lavouras extensas, o pulverizador autopropelido possui tanques de armazenamento grandes, capazes de armazenar muita calda, e sistema motriz individual, sem depender do motor de veículos. Podem possuir barras de diferentes tamanhos, e é acoplado a veículos de transporte para o uso, como tratores.
Barra
A pulverização com barras consiste em usar barras de determinado tamanho com diversas pontas. Costuma-se acoplar as barras a um trator para pulverizar áreas mais extensas, necessitando de uma manutenção frequente e eficiente.
Costal
O pulverizador costal consiste em um tanque de armazenamento carregado nas costas do operador e com uma barra de aplicação. Esse tipo de pulverização é limitada, por isso é mais utilizada em plantações pequenas ou em estufas.
Pistola
O pulverizador pistola é um sistema de ar comprimido, acionado por um gatilho que gera pressão no equipamento e expele o líquido na lavoura, aumentando o alcance da aplicação. O aplicador tipo pistola pode ser manual ou elétrico.
Veja também: Tipos de máquinas agrícolas e suas funções
Agora que você tem em mãos tudo o que precisa para iniciar a pulverização, que tal conferir mais conteúdos como esse e se tornar expert em agricultura? Navegue pelo Universo AgroGalaxy e confira temas sobre agricultura, agronegócio, técnicas de manejo, controle de pragas e muito mais!
Veja também: