Solo arenoso pode soar como um problema no campo, mas o manejo correto pode transformá-lo num solo extremamente produtivo para diversas culturas. A seguir, saiba como aumentar a produtividade em solos arenosos, e as principais características deste tipo de solo.
O que são solos arenosos?
Solos arenosos são aqueles com maior proporção de areia na composição (70%) e menor parte de argila (<15%). Por serem majoritariamente constituídos por grãos de areia, os solos arenosos apresentam um déficit de nutrientes.
Além disso, o solo arenoso é mais suscetível à degradação e perda de capacidade produtiva. Apresenta ainda baixa capacidade de retenção de nutrientes e de água, e está localizado em grande parte nas regiões do nordeste brasileiro.
Características principais dos solos arenosos
Além da composição de 70% areia, como já mencionamos, podemos destacar ainda a porosidade alta nesse tipo de solo, o que resulta em elevação do consumo de água para irrigação. Outros fatores são pH ácido, deficiência de cálcio, umidade baixa e falta de nutrientes, como também já citamos.
Culturas mais indicadas para esse tipo de solo
É importante investir apenas nas culturas adaptadas a ambientes de temperatura alta e umidade baixa, mas deve-se analisar alguns outros fatores também. O solo arenoso tem sido responsável por boa parte das plantações de soja, milho, algodão, madeira para celulose, manga e melão.
Além disso, diversas leguminosas e gramíneas podem se desenvolver bem em solo arenoso, desde que o manejo seja feito corretamente. Análises de nutrientes são essenciais para preparar o solo e garantir uma colheita produtiva.
Dicas para aumentar a produtividade e a fertilidade do solo arenoso
Existem técnicas agrícolas certeiras na hora de aumentar a produtividade e fertilidade do solo arenoso. Vamos conhecê-las:
Plantio direto
A técnica de plantio direto é voltada para a preservação do solo, mantendo uma cobertura morta e com baixo revolvimento da terra. Assim, essa técnica reduz riscos de erosão, previne picos de temperatura, eleva o teor de matéria orgânica, ajuda na retenção de água no solo, entre outras vantagens.
Recuperação de fertilidade
A questão nutritiva dos solos arenosos é que estes são mais propensos a perder nutrientes, mas isso não significa que isso não possa ser reposto para garantir um solo fértil. Para recuperar a fertilidade, a recomendação é investir em fertilizantes, podendo realizar a aplicação em doses. Fertilizantes orgânicos também são bem-vindos, principalmente pela biodiversidade que promovem no solo.
É possível e indicado também o processo de calagem, que será responsável por estruturar a acidez do solo.
Adubação com agricultura digital
A agricultura digital está diretamente ligada à precisão. Quando o produtor trabalha apenas com um mapa geral da propriedade, não são analisadas variáveis como clima, altitude, etc. Estas são essenciais para entender melhor as condições do solo, e realizar uma adubação eficiente.
Plataformas de agricultura digital como AgroKea otimizam esses processos e evitam desperdícios. Através de análises detalhadas do solo, é possível identificar onde e o que deve ser corrigido para obter os melhores resultados.
Saiba mais sobre agricultura digital, produtividade, negócios e muito mais sobre o mercado agro através dos conteúdos exclusivos do blog Universo AgroGalaxy!
Veja também: