Afinal, quais os principais tipos de sementes de soja disponíveis no Brasil? Esse é um tema de grande importância na rotina do produtor rural, que conta atualmente com uma vasta cartela de opções no mercado. A seguir, vamos conhecer os três principais tipos de sementes de soja, suas características e recomendações para fazer a melhor escolha.

Siga a leitura do conteúdo!

Principais tipos de sementes de soja encontradas no Brasil

O Brasil está no topo do ranking de maiores produtores de soja do mundo, e não chegaríamos tão longe sem todo o investimento em pesquisa e tecnologia destinado a essa cultura. Com isso, hoje o mercado conta também com uma série de cultivares para atender às diversas necessidades do produtor.

Mais de 2 mil cultivares de soja estão registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e podemos classificá-las em três tipos principais. Conheça cada um e suas particularidades a seguir:

Soja RR

A cultivar de soja RR leva esse nome pois é produzida com tecnologia Roundup Ready, responsável por garantir maior tolerância à herbicidas na planta. É uma espécie transgênica, que facilita o controle químico de diversos tipos de ervas daninhas. 

O cultivo da soja RR pode trazer maior economia de recursos e produtividade na lavoura, o que faz desta semente a preferida dos produtores atualmente. Apesar disso, é preciso ter alguns cuidados de acordo com a região. Algumas recomendações que podem ajudar na escolha da cultivar ideal são:

BRS 544RR: resistente às principais pragas que afetam a cultura, indicada para fazendas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná;

BRS 559RR: resistente às principais doenças que afetam a cultura, indicada para fazendas no Paraná;

BRS 7581RR: resistente a nematoides do cisto da soja (Heterodera glycines), ideal para fazendas na região do Cerrado;

BRS 7680RR: resistente a nematoides de galhas, ideal para fazendas no Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Soja Intacta

A cultivar soja Intacta também apresenta resistência ao Glifosato, mas sua produção ocorre através de tecnologias que permitem o controle das principais lagartas da soja. Assim, essa cultivar também traz maior produtividade e economia com defensivos agrícolas.

Ao escolher a soja Intacta, o produtor deve tomar alguns cuidados, como a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), a plantação de refúgio e o manejo adequado de plantas daninhas na propriedade. Existem diversos tipos de soja Intacta, e a melhor escolha vai depender da região. Exemplos:

BRS 1003IPRO: tolerante ao complexo de percevejos, ideal para fazendas em São Paulo e nos estados do Sul e Centro-Oeste;

BRS 5980IPRO: resistente ao nematóide do cisto da soja e ao nematóide formador de galhas, ideal para fazendas no Cerrado;

BRS 1003IPRO: tolerante ao Glifosato e à tecnologia Intacta RR2 PROTM, ideal para fazendas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e estados da região Centro-Oeste.

Soja convencional

Entre os principais tipos de sementes de soja, temos ainda a soja convencional. Essa cultivar é aprimorada naturalmente, sem o uso de OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados). É importante ter em mente que isso não significa que essa opção não garanta alta produtividade. 

Pelo contrário, a soja convencional vem recuperando espaço gradativamente no mercado, também apresentando resistência a algumas pragas. Outro benefício que deve ser observado é que a soja convencional não requer pagamento de royalties, reduzindo os custos da produção.

Assim como mencionamos nas outras cultivares, a escolha vai depender da região, clima e outros fatores. Alguns exemplos são:

BRS 546: apresenta resistência às principais doenças da soja, ideal para fazendas em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e estados do Sul do país;

BRS 284: tem melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 700 metros, apresenta resistência a diferentes pragas e nematóides, ideal para fazendas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e estados do Centro-Oeste;

BRS 232: excelente desempenho em regiões com altitude acima de 700 metros, resistente ao cancro da haste, mancha “olho-de-rã”, podridão parda da haste e mosaico comum da soja. Ideal para fazendas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Como escolher os tipos de sementes de soja?

Escolher o melhor tipo de semente de soja para o seu plantio envolve uma série de fatores. É importante levar em consideração o ciclo da cultivar, o grupo de maturação, a época de semeadura, o tipo de crescimento, o nível de resistência e reação a doenças, zoneamento agrícola, entre outros.

Além disso, conheça bem as características da sua propriedade, pois estas também são indispensáveis na hora de decidir o tipo de semente que será usado. Por fim, realize um planejamento cuidadoso de todas as etapas do plantio, isso também vai ajudar a visualizar melhor as possibilidades no momento de escolha.

Quer saber mais sobre as principais culturas do agro brasileiro? Acompanhe as atualizações do Universo AgroGalaxy e tenha sempre as melhores recomendações na palma da sua mão.

Veja também:

Você também pode gostar