Você já ouviu falar em gessagem do solo? A técnica pode ser grande aliada do produtor rural quando falamos em correção de solo. A seguir, conheça a principal finalidade da gessagem de solo e saiba como realizar os cálculos para aplicação correta.
Acompanhe o conteúdo!
Para que serve a gessagem do solo?
A gessagem do solo é uma técnica que pode ser usada, por exemplo, para reduzir a salinidade do solo e a toxidez por alumínio. Além disso, a gessagem também possibilita uma melhora no crescimento das raízes, aprimorando a absorção de nutrientes.
A aplicação de gesso também pode fornecer cálcio e enxofre para o solo, além de aumentar a resistência das plantas à veranicos. De maneira geral, podemos dizer que a prática é um excelente complemento para atingir melhores resultados na lavoura.
Como fazer os cálculos para a gessagem?
É recomendado aplicar gesso no solo quando se apresentarem as seguintes características:
✓ Saturação por bases (V%) menor que 35%;
✓ Saturação por alumínio maior que 20%;
✓ Alumínio maior que 0,5 cmolc/dm3
✓ Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm3.
A partir da análise de solo e da necessidade comprovada, será necessário realizar o cálculo para a gessagem. Existem algumas formas de fazer o cálculo, aqui estão as mais comuns:
Textura do solo
O cálculo baseado na textura do solo (Souza e Lobato, 2004) pode ser feito usando uma tabela base ou realizando alguns cálculos simples. Lembre-se de ter sua análise de solo em mãos, pois algumas informações serão necessárias aqui.
Em caso de culturas anuais, você deve utilizar:
NG = 50 x argila (%)
Para culturas perenes, utilize:
NG = 75 x argila (%)
Sendo NG a representação da necessidade de gesso (Kg/ha).
Se preferir, você poderá utilizar a tabela base proposta pelo autor:
Saturação por bases e CTC
Outra possibilidade é realizar o cálculo em função da saturação por bases (V%) e CTC, método embasado em estudos realizados por Vitti et al. (2008).
Siga a fórmula:
NG = [(V2-V1) x CTC] / 500
Sendo:
NC = necessidade de gesso kg/ha;
V2 = Saturação por bases esperada (%);
V1 = Saturação por bases atual na camada 20-40 cm (%);
CTC = capacidade de troca catiônica na camada de 20-40 cm.
Gostou do conteúdo? Tem muito mais esperando por você no Universo AgroGalaxy. Acompanhe e fique por dentro das principais dicas e informações sobre o agro.
Veja também: