A produção agrícola representa um dos pilares mais importantes para a economia brasileira. E dentro dessa base econômica tão importante, é preciso entender muito bem qual o seu tipo de produção, ou qual você gostaria de aderir.
Continue a leitura para entender tudo sobre produção agrícola e saber como melhorar a sua produtividade diante do cenário atual.
O que é produção agrícola?
O termo produção agrícola engloba todos os processos e produtos que trazem benefício advindo da atividade agrícola, com o objetivo de produzir insumos para a alimentação humana e animal, e matéria-prima para produção industrial.
Podemos dividir os sistemas de agricultura em dois grandes grupos: intensiva e extensiva.
A Agricultura Intensiva é normalmente destinada à comercialização, tanto do mercado interno quanto externo, portanto possui alta produtividade, com uso em grande escala da tecnologia, equipamentos e insumos agrícolas.
Na Agricultura Extensiva a produção é em menor escala, com poucos insumos e recursos, normalmente destinada à sobrevivência de um grupo ou para o mercado local.
Confira agora quais os principais tipos de produção no Brasil, dentro desses sistemas.
Quais os principais tipos de produção agrícola?
Agricultura familiar
Também chamado de agricultura tradicional, a escala de produção é destinada ao comércio local e para a subsistência da própria família, proprietária e mão-de-obra da terra.
A produção é em menor escala, com maior diversidade produtiva, pouca mão de obra, baixa utilização de tecnologia, insumos e equipamentos agrícolas. Normalmente, é um tipo de produção mais sustentável.
Agricultura patronal
Na agricultura patronal, a produção é voltada para a comercialização em mercado interno e externo, e não para a subsistência familiar. O trabalhador não é o dono da propriedade.
É caracterizada por grandes extensões de terra, portanto existe a força de trabalho de várias pessoas qualificadas, uso de tecnologia de ponta, máquinas e insumos agrícolas. Normalmente é empregado o cultivo em monocultura, com rotação de culturas.
Agricultura orgânica ou biológica
Também é chamada de agricultura verde, onde o objetivo principal é reduzir os impactos ambientais, com uma produção agrícola sem agrotóxicos e insumos sintéticos, utilizando adubação orgânica e compostagem, controle biológico das pragas, resultando também em um cultivo de alimentos mais saudáveis.
Permacultura
Permacultura significa ‘’cultura permanente’’, onde o cuidado com a produção é feito através da construção de uma comunidade humana pautada na sustentabilidade e a compreensão da ecologia, entendendo e seguindo os processos biológicos do meio ambiente, equilibrando com as necessidades humanas e os ecossistemas.
Utiliza os recursos naturais de forma racional, analisa as funções do sistema como um todo, planeja e executa ocupações humanas sustentáveis, trabalhando a favor do meio ambiente.
Cenário atual da produção agrícola no Brasil
Segundo alguns dos principais institutos de pesquisa, como o IBGE e o IPEA, foi estimada uma alta no PIB agropecuário em cerca de 2,5% até 10,9% durante esse ano, após a queda significativa do ano anterior. Essa alta é estipulada devido ao aumento significativo da produção vegetal, dado o aumento da demanda e os investimentos em agricultura digital e modernização no setor.
Sem dúvidas, uma tendência que já está tomando conta do agro brasileiro – e tende a aumentar – é o uso da tecnologia na agricultura. Os avanços tecnológicos têm reinventado toda a produção agrícola e atuado diretamente nos resultados, tornando-os mais previsíveis, precisos e consistentes.
Investimento em formas de produção sustentáveis é também uma das pautas mais importantes para o agro numa estimativa presente e futura.
Como melhorar a sua produção agrícola?
A melhoria da produção está ligada ao aumento de produtividade e técnicas empregadas. Confira a lista abaixo para dar um check em cada item do seu planejamento e manejo da produção agrícola.
Manejo correto do solo
Começando pelo primordial, que é preparar corretamente o seu solo. Realize análises precisas, garantindo a saúde e o equilíbrio nutricional do solo, utilize adubo e fertilizantes na quantidade correta, planeje um sistema de irrigação adequado, e garanta um monitoramento e manutenção constantes.
Manejo Integrado de Pragas (MIP) e plantas daninhas
Utilize o controle integrado de pragas combinando diversos métodos, tanto para prevenir, quanto para identificar e combater. O monitoramento constante também é de suma importante para o controle de pragas.
Menos danosas, porém também prejudiciais, o produtor precisa investir em técnicas para o controle de plantas daninhas, como por exemplo a limpeza de equipamentos e utilização de insumos para esta finalidade, conforme a necessidade.
Escolha bem suas sementes e insumos
A utilização de sementes e insumos para adubar e fertilizar, por exemplo, deve sempre ser de qualidade. Isso faz toda a diferença no tempo e qualidade do desenvolvimento e cultivo da safra.
Certifique-se de escolher as sementes e insumos ideais para o seu tipo de solo e clima, assim como o seu devido armazenamento.
Agricultura de Precisão
Investir na agricultura de precisão, é utilizar da alta tecnologia em campo junto de diversas ferramentas que visam minimizar as perdas, ajudar na análise e coleta de dados, reduzir impactos ambientais, e claro, potencializar seus resultados na lavoura.
Invista em Agricultura Digital
A gestão agrícola é um grande desafio devido a tantos cuidados e planejamento minucioso que o produtor precisa ter para não haver prejuízos – ou pelo menos minimizá-los ao máximo. Por isso, atualmente o uso da tecnologia tem sido indispensável, aumentando consideravelmente a produtividade agrícola.
A agricultura digital permite integrar dados e informações, monitorar suas safras, fazer controle de pragas, automatizar e gerenciar processos, monitorar eventos climáticos, e muito mais para otimizar toda a produção agrícola.
Continue acompanhando o Universo AgroGalaxy e veja outros conteúdos para ficar por dentro de todo o mundo agro!
Veja também: