Você conhece os grupos de maturação da soja? A ferramenta é essencial para um bom desenvolvimento da lavoura. Conheça a seguir a definição de grupo de maturação da soja, entenda a importância dessa classificação e saiba quais são os grupos de maturação existentes.
Siga a leitura!
O que é grupo de maturação da soja?
De forma resumida, o grupo de maturação da soja é a forma de classificar o cultivar da soja, tendo como referência a latitude e o fotoperíodo da região. A classificação costumava ser feita apenas com base no ciclo de vida da soja.
Acontece que o formato não levava em consideração alguns fatores ambientais extremamente influentes no desenvolvimento do grão. Com isso, o planejamento e execução dos tratos culturais se tornava incerto, pois um mesmo cultivar estaria amadurecendo em velocidades diferentes em cada região.
Pensando em contornar esse tipo de problema e melhorar a rotina do produtor, as lavouras passaram a adotar uma classificação baseada em Grupos de Maturação Relativa (GMR) dos grãos, um conceito desenvolvido nos EUA e Canadá.
Os bons resultados fizeram deste método uma referência, que garante ao produtor mais precisão em suas análises de desenvolvimento do cultivar.
Qual a importância dos grupos de maturação da soja?
A partir da classificação GMR é possível compreender o comportamento da planta a partir das condições climáticas em que está inserida. Com isso, o produtor sabe com mais exatidão o número de dias necessários para que as cultivares completem seus ciclos.
Essa informação possibilita um planejamento eficiente do manejo da lavoura, o que consequentemente leva a uma maior economia para o produtor, além de elevar consideravelmente a produtividade na área.
Tendo clareza em relação a maturação da planta, é possível otimizar ainda o uso dos maquinários agrícolas e a própria compra de insumos.
Afinal, quais os grupos de maturação da soja?
Existem 13 grupos diferentes de maturação relativa de acordo com o GRM. Os grupos são representados pelos números 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Vale reforçar que a divisão é feita de acordo com a latitude e fotoperíodo.
Assim, quanto maior o número do grupo, maior a proximidade da cultivar da linha do Equador (latitude 0º). Além disso, numerações menores representam maior proximidade do polo do planeta.
Quer saber mais sobre a cultura da soja? Acompanhe os conteúdos exclusivos do blog Universo AgroGalaxy e fique por dentro!
Veja também: