Conhecer a Fenologia do Algodão é o ponto de partida para obter um bom desenvolvimento da sua produção, já que cada estádio fenológico representa um momento crucial no crescimento da planta. No conteúdo de hoje, vamos conhecer os 4 estádios fenológicos do algodão e suas particularidades.
Continue a leitura no Universo AgroGalaxy e esteja pronto para potencializar os resultados da sua plantação.
O que são estádios fenológicos do algodão?
Os estádios fenológicos são os diferentes estágios pelos quais uma cultura passa, desde a germinação até a maturidade fisiológica. No caso do algodão, esses estágios são definidos com base nas mudanças visuais e fisiológicas que a planta sofre ao longo do seu ciclo de vida.
Neste guia completo sobre os estádios fenológicos do algodão, vamos explorar em detalhes os diferentes estágios pelos quais a cultura do algodão passa desde a germinação até a colheita.
Conheça os estádios fenológicos do algodão:
Existem 4 estádios fenológicos do algodão, com divisões nos períodos evolutivos da planta em cada um:
- Vegetativo;
- Botões Florais;
- Florescimento;
- Abertura dos Capulhos.
Conhecer os estádios proporciona mais organização e clareza tanto para o período vigente de produção, quanto para o planejamento de safras futuras.
Vamos conhecer em detalhes cada um deles:
Estádio Vegetativo
Durante o estádio Vegetativo, a planta vai desenvolver sua estrutura vegetativa, como sugere o nome. A evolução ocorre conforme são formadas as chamadas folhas verdadeiras. Estas são folhas com comprimento de pelo menos 2,5 cm. A seguir, entenda as etapas desse estádio:
V0: Ocorre entre a emergência da plântula até os 2,5 cm da primeira folha verdadeira.
V1: Começa a partir dos 2,5 cm da primeira folha, e segue até que a segunda folha alcance 2,5 cm de comprimento.
V2: Do final do V1 até que a terceira folha alcance 2,5 cm de comprimento.
Vn: É a medição aplicada a partir das medidas estabelecidas anteriormente.
Estádio de Botões Florais
O estádio de Botões Florais é marcado pelo surgimento do primeiro botão floral no primeiro ramo reprodutivo. O estádio B evolui até que a primeira flor se abra. E atenção: mesmo que surjam novas folhas, o estádio passa a ser B sempre a partir do primeiro botão.
B1: Tem início a partir do surgimento do primeiro botão floral.
B2: A partir do surgimento do primeiro botão floral no segundo ramo frutífero.
B3-n: arcado pelo surgimento do primeiro botão floral no terceiro ramo frutífero. Aqui, ainda conseguimos visualizar o segundo botão floral no primeiro ramo frutífero.
B4-n: Segue o mesmo padrão das medições, e se encerra a partir da floração do primeiro botão.
Estádio de Florescimento
O estádio de Florescimento marca o período em que surge o primeiro botão floral, no primeiro ramo floral, e segue até a observação da abertura do primeiro capulho.
F1: Momento em que se abre o primeiro botão floral do primeiro ramo frutífero, marcando o início do estádio de florescimento.
F2: Momento em que ocorre a abertura do primeiro botão no segundo ramo frutífero.
F3-n: Observações que vão seguir o mesmo parâmetro das anteriores. Ainda nessa fase ocorre a abertura do segundo botão floral do primeiro ramo.
Estádio de Abertura dos Capulhos
Por último, ocorre o estádio de abertura dos capulhos, em que estes se abrem e permite que as fibras fiquem visíveis na lavoura. A evolução seguirá o mesmo padrão dos estádios anteriores.
C1: Marca o rompimento da primeira “bola” em capulho, no primeiro ramo.
C2: Seguindo a ordem, esta é a etapa que apresenta a abertura da primeira bola do segundo frutífero.
C3-n: Nome para as demais etapas do processo.
Veja também: Espaçamento do Algodão: boas práticas para o plantio!
Tudo o que você precisa saber sobre a Cultura do Algodão e muitas outras está aqui, no Universo AgroGalaxy. Acompanhe e fique sempre por dentro das principais informações!