Você já conhece os diferentes tipos de trigo e suas classificações e características? Quem quer produzir trigo com eficiência, deve ter esses dados em mente. Por isso, no conteúdo de hoje sobre a Cultura do Trigo, vamos falar sobre os três principais tipos de trigo, e onde costumam ser usados. 

Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e veja como esse conhecimento pode fazer a diferença na produtividade da sua plantação.

Quais são os tipos de trigo? 

Existem diferentes tipos de trigo, sendo possível classificar o cereal em espécie, tipo de farinha, dureza dos grãos e época de plantio. Quanto ao último tópico, vale dizer que a classificação dos cultivares é feita entre cultivares de primavera e cultivares de inverno, ou seja, aqueles que necessitam de mais horas de frio.

Quando falamos em dureza dos grãos, a classificação é feita entre trigo duro e trigo mole. O que caracteriza o trigo duro são os grãos de amido que não quebram na moagem, e como o nome sugere, o trigo mole tem grãos de amido que quebram durante a moagem.

O produtor deve ter em mente também que a qualidade do trigo e das farinhas é regulamentada e avaliada a partir da cor, tipo, peso hectolítrico, absorção, número de queda, glúten e dureza. 

Para comercialização, existem basicamente três espécies de trigo que são cultivadas no mundo: 

  • trigo comum;
  • trigo Durum;
  • trigo Einkorn.

Vamos conhecer mais sobre eles abaixo:

rigo Comum 

O trigo comum (Triticum aestivum L.) é a espécie mais cultivada no mundo, utilizada principalmente para a fabricação de pães. Existe ainda o trigo clube, uma espécie bem semelhante ao trigo comum. No geral, o trigo clube é usado na fabricação de bolos e bolachas, e é caracterizado também por possuir menos glúten.

Trigo Durum 

Já o trigo durum (Triticum turgidum L.) é caracterizado por possuir um alto conteúdo de glúten, garantindo mais firmeza após o cozimento, dando origem à semolina. Por isso, o trigo durum é comumente utilizado em massas, cuscuz e alguns tipos de pães.

Trigo Einkorn

Por fim, o trigo einkorn (Triticum monococcum L.) é considerado ancestral. Existe a possibilidade do trigo einkorn ter dado origem às espécies de trigo cultivadas. Esta é considerada uma boa alternativa para os celíacos, pois produz glúten menos alergênico. Com isso, o trigo einkorn tem chamado a atenção de muitos produtores ao redor do mundo.

O Cultivo do Trigo no Brasil

O cultivo do trigo é uma atividade agrícola importante no Brasil. A cultura é amplamente cultivada em diferentes regiões do país, principalmente no Sul, onde as condições climáticas são específicas. A escolha das variedades de trigo com práticas de manejo eficazes, desempenha um papel essencial na obtenção de altos rendimentos.

Qual é o país que mais consome trigo no mundo? 

O país que mais consome trigo no mundo é a China. Devido à sua grande população e ao fato de que o trigo é considerado um alimento básico na dieta chinesa. O país depende significativamente das importações de trigo para atender à demanda interna, uma vez que a produção nacional não é suficiente para suprir as necessidades de consumo. Portanto, a China é reconhecida como o principal consumidor de trigo globalmente.

Inovações Tecnológicas

A indústria de produção de trigo sempre vem buscando constantemente inovações tecnológicas. 

Variedades Resistentes

O desenvolvimento de variedades de trigo mais resistentes a doenças e estresses ambientais tem sido uma prioridade.

Técnicas de Manejo Avançadas

A escolha de técnicas de manejo modernas, como o planejamento direto, tem ajudado a melhorar a eficiência da produção.

Gostou do conteúdo? Confira no Universo AgroGalaxy uma série de dicas para ajudar o produtor com a Cultura do Trigo e as demais principais culturas do país. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: 

Você também pode gostar