Você está pronto para investir na cultura do Algodão Arbóreo? Essa espécie já era cultivada no Brasil quando os portugueses chegaram por aqui, e continua tendo muito destaque nas safras ano após ano. No conteúdo de hoje, vamos conhecer o melhor lugar para plantar o algodão arbóreo, entender as condições de preparo do solo e plantio e saber um pouco mais sobre a consorciação da cultura.

Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e esteja pronto para todos os desafios da Cultura do Algodão. Acompanhe!

Onde plantar o algodão arbóreo?

A principal recomendação para plantar o algodão arbóreo é optar por regiões com temperaturas entre 20ºC e 30ºC, incluindo regiões de seca. No Brasil, a produção desta espécie está concentrada principalmente na região Nordeste, com destaque para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

Apesar da forte presença nos estados mencionados, é possível encontrar ainda produções menores da fibra nos estados do Alagoas e Bahia.

Preparo do solo e plantio do algodão arbóreo

Por conta da região escolhida, o preparo do solo e o plantio do algodão arbóreo exigem alguns cuidados específicos. A prática de conservação do solo é uma das iniciativas necessárias para garantir o aproveitamento da umidade disponível em todas as fases de cultivo.

Dessa forma, recomenda-se o chamado plantio no seco, que como o nome sugere, consiste em plantar suas sementes em terreno seco, antes do período de chuvas. Em áreas destocadas, é ideal realizar o preparo do terreno com grades aradoras, e novamente, antes das primeiras chuvas para viabilizar o plantio no seco.

Consorciação da lavoura de algodão arbóreo

A consorciação da cultura do algodão arbóreo deve ser realizada em conjunto com outras culturas, com o objetivo de minimizar riscos ligados ao clima e aproveitar o espaçamento entre fileiras. O indicado por especialistas é realizar o consórcio com sorgo granífero e/ou com feijão macassar não enramador.

Vale ressaltar que não é recomendado o consórcio com milho pelo alto risco de perdas nos anos de pluviosidade escassa ou irregular. Outro ponto de atenção é que a semeadura das culturas consorciadas com o algodão deve ocorrer logo após as primeiras chuvas e após o plantio de algodão.

Veja também: Plantação de algodão: tudo que você precisa saber

Agora que você já conhece os principais detalhes da cultura do algodão arbóreo, continue navegando pelo Universo AgroGalaxy e veja uma série de dicas para melhorar a performance da sua Cultura do Algodão e muitas outras! Acompanhe e fique por dentro para ter uma lavoura de sucesso!

Você também pode gostar