O algodão é uma cultura extremamente rica, capaz de fornecer diversos subprodutos, como o capulho do algodão. Este pode ser utilizado principalmente na alimentação animal, e hoje falaremos mais sobre esse derivado da fibra de algodão.

Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e confira um conteúdo exclusivo para que você entenda o que é o capulho, onde é produzido e para que serve no dia a dia no campo.

O que é o capulho de algodão?

O capulho de algodão nada mais é do que o fruto do algodoeiro, que você pode chamar ainda de maçãs, quando apresentam a coloração verde. Quando o capulho está seco e aberto, ele se torna um resíduo das produções de fibras do algodão. 

De maneira geral, este subproduto tem excelente custo/benefício, mas pode enfrentar problemas de disponibilidade. É possível obter o capulho de algodão no momento de extração do algodão, e suas principais características são voltadas à proporcionar fibra efetiva em dieta para animais.

Onde o capulho de algodão é produzido?

O capulho de algodão pode ser produzido no mundo todo, já que a cultura do algodão também está presente em diversas regiões. Calor e água são os principais elementos necessários para o bom desenvolvimento do algodão, principalmente no período de floração.

Apesar desta necessidade, a cultura é cultivada como colheita de sequeiro em alguns países, ou seja, sem irrigação. Nesses casos, o trabalho de cultivo será maior. Vale dizer que, neste cenário, os cortes são feitos à mão ou com animais de tração. 

Já nos principais países produtores, o algodão costuma ser irrigado, o que torna as operações totalmente mecanizadas.

Para que serve o capulho de algodão?

Este subproduto de algodão pode ser usado principalmente na alimentação de bovinos confinados e animais suplementados com pasto. Isso porque o capulho de algodão é uma grande fonte de fibras, e se torna alternativa quando há pouca disponibilidade para forragem na dieta dos animais citados.

É importante ter em mente que o valor nutritivo do capulho de algodão pode variar de acordo com o processo de descaroçamento, componente restante, etc. 

Em alguns casos, pode ser necessário incluir água nas dietas do confinamento. Por outro lado, a água não é necessária quando o capulho é utilizado no pasto ou em suplementações e rações.

Veja também: Principais Pragas do Algodão

Saiba mais sobre a cultura do algodão e as principais culturas do agro brasileiro no Universo AgroGalaxy, com conteúdos exclusivos oferecidos pelos nossos especialistas Tech-A!

Você também pode gostar