O que você sabe sobre o armazenamento de grãos? Trata-se de uma prática comum, mas para que seja eficaz, é necessário conhecer o processo e tomar certos cuidados na área escolhida.

A seguir, saiba mais sobre o armazenamento de grãos, a importância de ser realizado corretamente e todas as etapas que envolvem esse processo. Leia o conteúdo completo a seguir!

A importância do armazenamento de grãos 

O processo de armazenamento de grãos envolve uma série de operações, incluindo transporte, limpeza, secagem, classificação, etc. O objetivo principal do armazenamento é guardar esses grãos da melhor maneira, para preservar suas qualidades físicas e químicas, da colheita ao abastecimento.

Mas afinal, como isso mostra a importância do processo de armazenamento de grãos? Acontece que este meio é um dos mais eficientes para obter um produto fora de sua época comum. Isso só será possível se o armazenamento for feito corretamente, pois as boas práticas devem garantir a conservação da qualidade dos grãos.

Os riscos do armazenamento incorreto de grãos 

O processo de armazenamento requer uma atenção especial para evitar a redução da qualidade do plantio, o que geraria sérios prejuízos ao produtor. Um armazenamento feito em condições inadequadas pode comprometer toda a plantação e ainda promover focos de infestação, além de atrasar o plantio e futuras colheitas.

Por isso, antes de iniciar o processo de armazenamento, conheça todas as opções disponíveis e conte com a ajuda de profissionais qualificados nessa etapa. Assim, será possível garantir as melhores condições de armazenamento para sua cultura, e consequentemente, resultados promissores nas etapas seguintes.

Onde é feito o armazenamento de grãos? 

O armazenamento de grãos pode ser feito em diversos locais, como silos metálicos, de concreto, de espera, de expedição, armazenadores, secadores ou ainda em armazéns graneleiros, entre outros locais. 

Para escolher a estrutura, o produtor deve avaliar custo-benefício, o tempo em que pretende armazenar os grãos, volume e principalmente os riscos que corre a partir de cada modelo disponível no mercado.

Como é feito o armazenamento de grãos

O armazenamento de grãos é realizado em algumas etapas simples, mas que exigem muito cuidado e atenção por parte do produtor. Saiba mais a seguir e lembre-se de contar sempre com a ajuda de profissionais qualificados em todo o processo!

Limpeza e secagem 

Em primeiro lugar, deve-se realizar a limpeza dos grãos, para que sejam armazenados sem impurezas, restos culturais e doenças. Em lotes comerciais, a tolerância máxima de presença desse tipo de grão é de 6%.

Feita a limpeza, é necessário realizar ainda a secagem nos casos de colheita realizada em percentual de umidade mais alto na lavoura. Para milho e soja, por exemplo, a recomendação é de que a umidade esteja por volta de 12% e 11%, respectivamente. 

Todas essas medidas são exigidas para evitar o desenvolvimento de doenças, além da perda da qualidade dos grãos.

O armazenamento indevido dos grãos pode causar fungos e pragas, causando uma perda significativa. (Foto: Embrapa)

Termometria 

Outra etapa do processo de armazenamento é a termometria, e esta requer muito cuidado e atenção. Controlar a temperatura nos silos é essencial para manter a qualidade do armazenamento. É necessário haver medição constante de termometria na área, que deve estar sempre com temperatura entre 14ºC e 18ºC.

Altas temperaturas dentro do silo podem resultar na deterioração de materiais orgânicos, além de causar surgimento de fungos e insetos, trazendo grandes prejuízos ao produtor. 

O processo de termometria constante possibilita uma rápida identificação na alteração da temperatura, para que as medidas necessárias sejam tomadas prontamente.

Local do armazenamento 

Por fim, chegamos ao local do armazenamento. Vale ressaltar que é essencial realizar a manutenção constante do local escolhido. Lembre-se que insetos, roedores e outros tipos de animais que representam riscos aos grãos podem viver perto de fontes de alimento. 

Por isso, verifique sempre as condições do local, realize a limpeza constante e evite impacto negativo na sua produção.

Seus grãos podem ser armazenados por longos períodos de tempo, desde que os cuidados sejam devidamente tomados para garantir a integridade do produto.

Silos de aço, um dos formatos mais conhecidos e indicados para o armazenamento correto dos grãos.

Veja também: Cuidados na Colheita o Trigo 

Quer saber mais sobre tudo o que envolve a produção e desenvolvimento das principais culturas do país? Acompanhe o Universo AgroGalaxy e acesse conteúdos exclusivos pensados para você!

Você também pode gostar