Embora a expressão “plantar batatas” seja usada de forma pejorativa, o plantio de batata pode ser muito rentável e produtivo quando realizado da maneira correta.
Aqui, no Universo AgroGalaxy, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o plantio, a produtividade e a forma como o legume se encontra no mercado brasileiro. Siga a leitura e confira!
Plantio de batata no Brasil
Conhecida no mundo inteiro, a batata, Solanum tuberosum, possui uma importância cultural e econômica enorme em diversos países, sendo consumida diariamente por cerca de mais de 1 bilhão de pessoas.
No Brasil, tanto o número da produção quanto o consumo, também são altos. De acordo com a Associação Brasileira da Batata (ABBA), são produzidas 3,5 milhões de toneladas de batata por ano em uma área de cerca de 130 mil hectares, envolvendo uma média de 5 mil produtores.
A maior parte do plantio de batata é comercializada in natura, com apenas 10% destinados à indústria, atingindo as formas de chips, batata palha e batata pré-frita congelada.
Embora a taxa para processamento industrial seja pequena, pesquisas estimam que, como as pessoas estão procurando preparar refeições prontas, o consumo da batata pré-frita congelada deve aumentar consideravelmente.
Produtividade no plantio de batata
Atualmente, a produtividade da produção de batata no Brasil é de 600 sacas de 50kg por hectare, ou 30 toneladas por hectare. Segundo dados da ONU para a Alimentação e Agricultura, a produtividade no plantio de batata no Brasil cresceu 28,1% nos últimos dez anos, tudo graças ao aprimoramento das técnicas utilizadas pelos produtores no cultivo.
Deseja saber mais sobre as práticas para plantar batata? Continue a leitura.
Como realizar o plantio de batata?
Para realizar o plantio de batata da maneira correta e eficaz, em primeiro lugar, é necessário saber de alguns fatores do ambiente que são importantes, como o clima, a luminosidade, o solo e a irrigação.
O melhor clima para plantar batatas é o clima ameno, com temperatura entre 15ºC e 25ºC, e a luminosidade é indispensável, sendo recomendadas algumas horas de luz solar direta. Quanto ao solo, é bom que ele seja bem drenado, sem pedras, fértil e rico em nitrogênio, com pH situado entre 5 e 6, embora a batateira seja bem tolerante ao pH do solo.
Além disso, é importante manter o solo levemente úmido, atentando-se para não irrigar exageradamente, pois isso pode deixar a plantação doente.
Para desenvolver um plantio de batata adequado, separamos um passo a passo facilitado para você:
- Remova pedras e detritos do solo;
- Adube a terra cerca de 1 mês antes do plantio;
- Você pode procurar pelas chamadas batatas-sementes certificadas, que são cultivadas em regiões livres de doenças que afligem as hortaliças, ou optar por realizar a germinação;
- Para a germinação das batatas, mantenha-as em um ambiente iluminado até que os brotos comecem a surgir. Quando os brotos atingirem 2cm de comprimento, a batata pode ser plantada;
- As batatas precisam de um espaço mínimo de, pelo menos, 30cm de largura e de profundidade, que é o espaço mínimo recomendado para o plantio de uma única batata-semente;
- Garanta que a parte que será colhida não fique exposta à luz solar, pois isso pode tornar a batata tóxica;
- Retire plantas invasoras para evitar concorrência por recursos;
- O prazo para colheita é entre 75 e 180 dias, dependendo dos fatores da região;
- Suspenda a irrigação nas duas últimas semanas anteriores à colheita;
- Quando as ramas estiverem amarelas e os tubérculos se soltarem com facilidade, é hora de colher;
- Para colher, deixe a planta secar, pois isso garante que as batatas possam ser armazenadas por um período maior.
Pronto! Seguindo essas dicas, com certeza sua plantação de batatas vai produzir muito. Gostou do conteúdo e quer conferir mais dicas e assuntos sobre plantio, colheita, controle de pragas e tudo sobre o mundo agro?
Acompanhe o Universo AgroGalaxy e fique por dentro de nossos conteúdos enriquecedores!