Uma fruta tão pequena como a acerola concentra um sabor intenso e uma expressiva fonte de renda para o agro brasileiro. Hoje vamos saber mais sobre a acerola, a melhor época para seu cultivo, regiões adequadas de plantio, os tipos disponíveis e quem é o principal produtor da fruta no mundo.

Acompanhe a seguir!

Melhor época para cultivar acerola

A aceroleira é uma planta de clima tropical, mas que também consegue se adaptar bem ao clima subtropical. Com isso, o plantio de acerola deve ocorrer, preferencialmente, no início ou durante os meses de estação das chuvas. 

Importante dizer que o inverno é o único período não indicado para o cultivo de acerola. Em todo o resto do ano é possível realizar o plantio, desde que haja disponibilidade de irrigação durante o processo. Além disso, é importante investir em solos areno-argilosos, profundos e bem drenados.

Melhor região para o plantio de acerola

Como mencionado anteriormente, a aceroleira é bem adaptável a regiões de clima subtropical, além de ser adequada para o clima tropical. Por isso, o Nordeste brasileiro sai na frente, sendo a região que mais cultiva acerola no país. Destaque para os estados da Bahia e Pernambuco.

A planta é encontrada também em outras regiões do Brasil, mas com intensidade bem menor nas regiões Sul e Sudeste, devido às baixas temperaturas apresentadas no inverno.

Veja também: Como é a exportação de frutas no Brasil?

Diferentes tipos de acerola

Existem mais de 40 tipos de acerola. Porém, podemos citar as principais recomendações de variadas doses e do grupo ácido. São elas:

  • Principais variedades doces – Manoa Sweet, Tropical Ruby e Hawaiian Queen;
  • Principais variedades do grupo ácido – J.H. Beaumont, C. F. Rehnborg, F. Haley, Red Jumbo e Maunawili.
A aceroleira é um arbusto que pode alcançar até 3 metros de altura.
A aceroleira é um arbusto que pode alcançar até 3 metros de altura.

Quem é o principal produtor de acerola do mundo?

É do Brasil! 

Atualmente, o país concentra cerca de 95% das variedades de acerola do mundo, com foco na região Nordeste, como mencionamos acima. Com isso, o Brasil passou a ser o principal produtor de acerola do mundo, impulsionando ainda mais o agro brasileiro.

Quer saber mais sobre cultivo e mercado agro? Acompanhe todas as novidades do Universo AgroGalaxy e fique sempre informado com quem entende do assunto!

Veja também:

Você também pode gostar