Vamos falar de fruticultura? A atividade impacta o dia a dia de todos nós, já que é a responsável por disponibilizar as frutas que consumimos diariamente. Por isso, hoje vamos saber mais sobre a fruticultura, seu ciclo de água, os impactos da ausência de chuvas e muito mais.

Acompanhe o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é fruticultura?

A fruticultura é a ciência do cultivo de plantas frutíferas, tendo como objetivo a produção de frutos comestíveis. O primeiro passo para qualquer um que tenha interesse nessa área é entender as principais diferenças entre este processo e a agricultura no geral.

Na fruticultura, os cuidados e tratamentos são específicos para cada espécime. Isso significa que o responsável por esse tipo de cultivo não deverá se dedicar somente à semeadura, mas também deverá realizar operações como transplante, repicagem, podas, enxertos, entre outras.

Qual o ciclo da água na fruticultura?

A fruticultura, assim como a agricultura no geral, utiliza água em ciclos fechados. Ou seja, a água utilizada volta para o meio ambiente, sendo parte do próprio ciclo da água na Terra. 

O fenômeno pode acontecer de três formas principais:

  • Evaporação direta;
  • Percolação;
  • Evapotranspiração.

Nesse processo, a água utilizada na fruticultura vai atingir novamente a atmosfera, condensar e retornar ao solo como chuva. Por isso dizemos que o ciclo da água nessas atividades é parte do ciclo da água na Terra.

Ausência de chuvas na fruticultura

No desenvolvimento de boa parte das frutas, o florescimento ocorre apenas após uma certa intensidade de chuvas. Isso significa que a ausência de chuvas no período anterior à colheita pode resultar em sérios problemas à produção, como rachaduras, diminuição do tamanho, queda precoce e, por consequência, problemas posteriores de mercado.

O período de maior necessidade de chuvas varia de acordo com a espécie. Mas é importante esclarecer que a água em excesso também pode prejudicar a plantação. Acontece que a alta umidade causa o aparecimento de doenças causadas por microrganismos.

Por isso, consulte um especialista para identificar o momento exato de necessidade de chuva em sua plantação.

Como armazenar água da chuva para fruticultura?

Tecnologias de armazenamento de água da chuva foram desenvolvidas ao longo do tempo para suprir as necessidades das plantações, já que as condições climáticas não são fixas de um ano para o outro. A ideia é aumentar a disponibilidade de água em períodos de escassez.

As cisternas são um bom exemplo dessas tecnologias, além do chamado “Sistema Barraginha” e de barragens subterrâneas. Outra possibilidade é trabalhar o melhoramento genético de plantas, que possibilita a seleção de genes que levam características de tolerância à seca. Ou seja, a planta “aprende” a fazer uso eficiente de água.

Além disso, existem políticas públicas pensadas para entregar cisternas com capacidade de armazenar até 52 mil litros de água, reduzindo riscos de produção, como o programa Uma Terra e Duas Águas (P1 +2) e o Um Milhão de Cisternas (P1MC).

Quer saber mais sobre fruticultura? Acompanhe o Universo Agrogalaxy e fique por dentro dos principais temas relacionados a hortifruti, entre outros

Veja também:

Você também pode gostar