O uso de fungicidas é uma prática comum na produção de soja, com o objetivo de proteger as plantas contra doenças fúngicas que podem afetar a produtividade com alta intensidade. Existem vários tipos de fungicidas disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e mecanismos de ação.  

É importante escolher o fungicida adequado para cada situação, levando em consideração o tipo de doença a ser controlada, as condições climáticas e o estágio de desenvolvimento da cultura.  

O uso adequado de fungicidas pode ser um importante aliado na produção de soja de qualidade. Se você quer saber mais sobre o uso de fungicidas na soja, continue lendo este artigo. 

Qual a importância do fungicida para a soja? 

Os fungicidas são defensivos agrícolas utilizados para controlar ou eliminar fungos de forma preventiva ou curativa em plantas. Na soja, eles são particularmente importantes porque os fungos podem causar doenças que afetam a produção e a qualidade do grão.  

Alguns exemplos de doenças fúngicas comuns na soja são a ferrugem asiática, mancha alvo, mancha-parda, antracnose, entre outras. O uso de fungicidas protege as plantas de soja contra essas doenças, assegurando a manutenção do potencial produtivo e a qualidade dos grãos. 

Quando aplicar fungicida na soja? 

O momento de aplicar um fungicida deve ser determinado por fatores como o histórico da doença na área, o nível de inóculo no solo e as condições climáticas que favorecem a propagação da doença fúngica, levando em consideração também o ciclo do cultivo e o estágio fenológico da lavoura.  

Sempre consulte um especialista ou a recomendação de um engenheiro agrônomo qualificado antes de decidir usar um fungicida. Além disso, é importante seguir as instruções de uso do produto seguindo as recomendações que constam na bula.

Como aplicar um fungicida na soja? 

Antes de aplicar fungicidas na soja, alguns cuidados devem ser tomados:

Escolha do produto 

Existem fungicidas com amplo espectro de ação em função dos ingredientes ativos e grupos químicos utilizados, portanto ao escolher um fungicida é importante e recomendado que se utilize produtos com registro nos alvos biológicos a serem controlados, adequados a necessidade da lavoura em questão para obter um melhor resultado. 

Preparação para aplicação 

Em seguida, prepare o dispositivo de aplicação de acordo com as instruções e recomendações do fabricante. 

Isso inclui verificar se o equipamento está devidamente calibrado e preparar a solução (calda) do fungicida de acordo com as informações técnicas da bula e sempre utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Aplicação do fungicida 

Depois de tudo pronto, o fungicida pode ser aplicado com pulverização manual, tratorizada ou aérea, desde que tenha registro e autorização para fazê-la.  

Siga sempre as instruções de aplicação para uma operação segura e a obtenção de um controle satisfatório.

Veja também: Maior produtor de soja do mundo 

E aí, gostou do conteúdo? Comente aqui sobre o que vocês utilizam para combater os fungos na soja, e aproveita para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Você também pode gostar
Imposto sobre a venda de soja
Leia mais

Impostos sobre a venda de Soja

Para além dos campos e da “mão na massa”, o produtor deve também estar bem informado a respeito…