Vamos falar de agricultura sustentável no Brasil? À medida que os anos passam e a população mundial aumenta, a preocupação com o meio ambiente e com o planeta em geral têm se tornado maior, fazendo com que práticas de agricultura sustentável no Brasil – e no mundo – estejam cada vez mais em foco.

A adoção de práticas sustentáveis é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento do nosso mercado a níveis nacionais e internacionais, dada a busca constante por soluções que equilibrem produção e redução de impactos ambientais.

A seguir, entenda mais sobre a agricultura sustentável no Brasil e como ela pode beneficiar o produtor brasileiro, além de conhecer os principais exemplos de agricultura sustentavel que vêm sendo adotados no Brasil e no mundo. Continue a leitura!

O que é agricultura sustentável? 

Antes de nos aprofundarmos no cenário da agricultura sustentável no Brasil, é preciso entender o que é agricultura sustentável.

Como o nome sugere, a agricultura sustentável é um sistema de produção agrícola que se baseia na adoção e busca por métodos de produção no campo que respeitem o meio ambiente, visando atender às demandas de diferentes setores que dependem dos produtos do campo ao mesmo tempo em que reduz os impactos no meio ambiente, através do uso consciente de recursos naturais.

Ou seja, a agricultura sustentável no Brasil e no mundo, tem como objetivo criar um equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente, garantindo recursos para a geração atual e assegurando a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Pilares da agricultura sustentável no Brasil e no mundo 

Para ser classificada como agricultura sustentável, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, a prática agrícola deve alinhar-se com os três pilares fundamentais da sustentabilidade definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles:

Pilar econômico 

A agricultura sustentável deve ser economicamente viável, garantindo que os produtores sejam capazes de gerar renda suficiente para manter suas operações e viver de forma digna. Além disso, o pilar econômico está atrelado também à eficiência na utilização dos recursos, minimizando desperdícios e maximizando a produtividade.

Pilar ambiental 

Este pilar é fundamentado na busca pela harmonia com o meio ambiente, dessa forma, a agricultura sustentável deve objetivar a conservação dos recursos naturais através da adoção de práticas ecologicamente equilibradas que preservem o ecossistema e a biodiversidade.

Pilar social 

Já o pilar social baseia-se em garantir que a agricultura sustentável seja socialmente justa, promovendo condições de trabalho dignas para os agricultores e trabalhadores rurais e respeitando os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais.

5 exemplos de agricultura sustentável

É importante frisar que o conceito de agricultura sustentável não se restringe apenas a uma prática ou técnica específica, na verdade, ele engloba um conjunto de práticas e sistemas que podem ser combinados e adaptados de acordo com as necessidades de cada local e dos objetivos do produtor. 

Sendo assim, existem pelo menos 5 sistemas ou exemplos de agricultura sustentável a serem explorados e adotados no Brasil, como:

1. Permacultura 

A permacultura, cujo nome significa cultura permanente, é um sistema de agricultura sustentável que busca imitar os padrões e características dos ecossistemas naturais, enfatizando a diversidade de plantas, o uso eficiente da água e a reciclagem de nutrientes.

2. Agrofloresta 

A agrofloresta é mais um dos exemplos de agricultura sustentável, trata-se de um sistema de produção que combina árvores, arbustos e plantas perenes com culturas agrícolas e até mesmo animais, tendo como objetivo criar um ambiente produtivo e diversificado que seja resistente a pragas e doenças, ao mesmo tempo em que preserva e melhora a qualidade do solo.

3. Agricultura orgânica 

A agricultura orgânica também é uma forma de levar a sustentabilidade ao campo e oferecer produtos mais seguros ao consumo humano, a partir da utilização de técnicas como rotação de culturas, compostagem, controle biológico de pragas e adubação verde em detrimento do uso de pesticidas sintéticos, fertilizantes artificiais, organismos geneticamente modificados e hormônios de crescimento.

4. Agricultura de Conservação 

É impossível responder à pergunta “o que é agricultura sustentável?” sem considerar a agricultura de conservação. Nesse sistema de gestão agrícola o foco é o solo, visando a sua proteção contra a erosão e a melhoria de sua fertilidade e biodiversidade a longo prazo.

A agricultura de conservação se baseia em três princípios: mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente do solo e rotação de culturas.

5. Aquaponia 

Por fim, temos a aquaponia, um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura, ou criação de peixes, com a hidroponia, que é o cultivo de plantas em água, em um ambiente favorável para ambos. 

Dessa forma, os resíduos dos peixes servem como fertilizante natural para as plantas, enquanto as plantas ajudam a purificar a água para os peixes. 

Outra vantagem é que esse sistema usa significativamente menos água do que a agricultura tradicional ou a aquicultura isolada, visto que a água é recirculada entre os tanques de peixes e as camas de plantas.

Quais os benefícios da agricultura sustentável no Brasil?  

A adoção da agricultura sustentável no Brasil traz benefícios que vão muito além da produção de alimentos mais saudáveis e seguros para o consumo, eles incluem também aspectos socioeconômicos e ambientais.

Benefícios da agricultura sustentável no Brasil para o meio ambiente 

Um país gigante com uma fauna e flora únicas como o Brasil, tem muito a ganhar com a agricultura sustentável, a adoção de técnicas mais sustentáveis podem garantir a preservação do solo, a redução no consumo da água e a redução da emissão de gases de efeito estufa, por exemplo. E, todos esses benefícios combinados, ajudam a garantir a proteção da biodiversidade brasileira.

Benefícios socioeconômicos agricultura sustentável no Brasil 

Já os benefícios socioeconômicos da agricultura sustentável no Brasil englobam uma série de aspectos que podem contribuir para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais. 

Como por exemplo a melhoria da renda dos agricultores familiares, o fortalecimento da economia local e a educação e capacitação de mais pessoas na transição para a agricultura sustentável.

Outro ponto importante é a possibilidade de conquistar outros mercados a nível nacional e internacional. Como por exemplo alguns países da União Europeia, que dão prioridade a produtos cultivados em modelos sustentáveis.

Sistema agroflorestal de agricultura sustentável
Integração lavoura-pecuária-floresta, um método sustentável em ascensão no Brasil. Por: ALCANTARA, Pedro/Embrapa

Qual o atual momento da agricultura sustentável no Brasil? 

No panorama global, quando o assunto é agricultura sustentável, o Brasil não tem ficado de fora, posicionando-se como referência mundial no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para a produção de alimentos, de acordo com a Embrapa.

Ademais, nas últimas décadas a adoção de práticas sustentáveis no campo têm se tornado cada vez mais comum entre os agricultores brasileiros, graças ao aumento da conscientização ambiental, o surgimento de novas tecnologias favoráveis à sustentabilidade e de incentivos governamentais, como o Plano Safra que vem beneficiando produtores que investem em agricultura sustentável no Brasil.


Agricultura sustentável no Brasil é viável economicamente? 

Como podemos observar ao longo deste artigo, a redução de custos com técnicas sustentáveis é um fator comprovado, o que torna, sim, a agricultura sustentável no Brasil viável economicamente. 

Utilizar insumos naturais mais baratos, menor espaço na produção e aplicação de sementes que exigem menos fertilização são algumas das práticas que comprovam a afirmação, pois reduzem os gastos na produção.

Tudo o que você precisa saber sobre o agronegócio brasileiro está aqui, no Universo AgroGalaxy. Acompanhe e fique por dentro das principais novidades do mercado!

Veja também

Você também pode gostar