Você provavelmente conhece ou já ouviu falar na rotação de culturas, mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens dessa prática? Para que você saiba bem como aplicar as técnicas de maneira correta nas suas plantações, é sobre isso que nós vamos falar hoje. Siga a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

O que é rotação de culturas?

A rotação de culturas nada mais é do que a prática de alternar o tipo de cultura da plantação em um mesmo local, pensando numa escolha estratégica das culturas que serão utilizadas e visando o aproveitamento, a conservação e a recuperação do solo. 

A adoção da monocultura em um solo pode causar degradações físicas, químicas e biológicas do solo, além de aumentar as possibilidades do surgimento de pragas e doenças na plantação. Já com a adoção da rotação de culturas, esse tipo de problema pode ser amenizado ou evitado, desde que seja realizado um bom planejamento de técnicas e prazos que serão aplicados.

Exemplo de um ciclo adotando a rotação de culturas na lavoura. Fonte: Pedro Basso

Vantagens da rotação de culturas

Para facilitar o entendimento, listamos as principais vantagens da rotação de culturas, confira:

  • A produtividade do solo é conservada, os nutrientes são renovados e o desgaste do local não acontece.
  • A rotação de culturas deixa o produtor menos dependente do clima. Como em praticamente todos os momentos uma cultura será plantada, elas serão escolhidas de acordo com as características climáticas de cada época do ano.
  • O descanso do solo e as épocas de pousio não são necessárias. Com isso, a produtividade aumenta ainda mais!
  • O controle de pragas e doenças é maior, uma vez que a alternância de plantas hospedeiras impede o desenvolvimento delas.
  • Aumenta o rendimento das culturas. Solo controlado resulta em melhor desenvolvimento do plantio.
  • O produtor fica menos dependente das oscilações do mercado, uma vez que, ao contrário da monocultura, a variedade de produtos para comércio será maior.

Desvantagens da rotação de culturas

Embora a rotação de culturas seja um método eficaz e muito utilizado, a prática também carrega alguns desvantagens:

  • Possui um planejamento mais complicado. É necessário entender bem a respeito de cada uma das culturas que serão aplicadas, bem como seus impactos sob o solo, as melhores épocas para plantio e um bom manuseio dos custos.
  • Demanda maior capital empatado, pois os investimentos para que seja bem executada são maiores do que no modelo tradicional da monocultura.
  • Mecanização mais complexa. Os métodos para colher culturas diferentes costumam variar, por isso a mecanização no sistema de rotação de culturas pode não ser uma tarefa simples.
  • Exige gerenciamento e mão de obra especializada. Justamente por ser mais complexo, um conhecimento aprofundado é necessário para que o sistema funcione.
  • Muitas vezes, é necessário comercializar com diferentes cooperativas, o que não costuma ocorrer no sistema de monocultura.

Como aplicar a rotação de culturas na sua plantação

Antes de começar o plantio de qualquer uma das culturas, é necessário saber bem como fazer a rotação de culturas. A primeira etapa será o preparo da lavoura. Uma das técnicas conta com a cobertura vegetal da terra, que vai possibilitar o plantio direto, sendo que a semeadura será feita diretamente sobre a palhada da cultura anterior.

Para a cobertura, dê preferência a um cultivo que seja adaptado à região, a plantas resistentes a pragas e doenças, ou ainda, a espécies com raízes profundas, que são capazes de romper camadas compactadas do solo.

Para escolher quais tipos de cultura devem ser inseridas, tente alternar entre plantas suscetíveis a certas pragas e doenças e plantas resistentes, além de analisar os efeitos positivos que uma cultura terá sobre a outra, como exigências nutricionais e aproveitamento nutritivo, e no solo, contribuindo para aumentar a sua fertilidade.

É importante também que as culturas selecionadas produzam grande quantidade de biomassa, ou seja, de matéria orgânica que será utilizada como fonte de energia nos próximos cultivos.

Veja também: Tipos de Agricultura no Brasil

Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens da rotação de culturas? Você pode acessar mais conteúdos relacionados a plantação, lavouras, agronegócio e muito mais no Universo AgroGalaxy. Acompanhe e confira!

Você também pode gostar
Entenda o que é El Niño: causas, efeitos e impactos
Leia mais

O que é o El Niño?

O El Niño é um fenômeno climático natural que ocorre periodicamente, caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano…