O abacate está presente na dieta de milhares de brasileiros, sendo um fruto versátil e saboroso em suas diversas formas de consumo. Com alto potencial produtivo, o plantio de abacate vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.
Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre a produção de abacate no Brasil, os principais pontos de atenção para realizar o plantio, alguns cuidados essenciais e muito mais. Acompanhe a leitura a seguir!
Plantio de abacate no Brasil
Você sabia que, no Brasil, há 10 mil hectares plantados de abacate? A produção chega a 213 mil toneladas, sendo o país com maior média em produtividade. Em 2017, 97,9% da produção foi comercializada internamente. Mesmo assim, o Brasil exportou o fruto para diversos países, em um total de 4,5 mil toneladas.
São Paulo é o principal Estado produtor no país, seguido por Minas Gerais e Paraná, respectivamente. Vale dizer que a maior demanda pelo produto segue sendo o consumo interno, e o potencial produtivo dessa cultura vem crescendo mais e mais no Brasil, ano após ano, batendo recordes de produção.
Pontos de atenção para a plantação de abacate
Como toda cultura, o abacate também possui suas particularidades e é preciso ter atenção especial com alguns pontos. São eles:
Clima
O primeiro ponto de atenção no plantio de abacate é o clima. A fruta possui três raças, todas com possibilidade de cultivo no Brasil. Porém, cada uma destas possui particularidades e necessidades de clima específicas. São elas:
Antilhana – própria para clima tropical. Raça menos resistente ao frio, prefere o calor;
Guatemalense – própria para clima subtropical. Resistente a temperaturas de até -6ºC;
Mexicana – outra raça própria para clima subtropical. Resistente a temperaturas de até -4ºC.
Cultivares
Ao escolher seus cultivares, é importante conhecer o grupo floral ao qual pertencem. Existem dois grupos florais, e ambos precisam estar presentes no pomar para que haja fecundação das flores. Conhecê-los é importante pois, em alguns deles, as flores femininas se abrem pela manhã e as masculinas à tarde (grupo A), enquanto outras fazem o processo contrário.
Conheça os grupos:
Grupo A – waldin, simmonds, booth, fortuna, ouro verde, imperador, hass, rincon e wagner;
Grupo B – pollock, quintal, fuerte, ryan, prince, linda, glória, itzamna, tatuí, geada, campinas e solano.
Mudas
Em relação à formação de mudas para o plantio de abacate, é possível optar pelo processo de enxertia ou a partir das sementes. No entanto, o mais recomendado é o uso do processo de enxertia, pois a técnica dá uniformidade das plantas e oferece precocidade da produção, sendo mais vantajosa.
A formação de mudas a partir de sementes seria válida apenas para obter porta-enxertos, que também podem ser chamados de cavalos, para realizar a enxertia posteriormente, como é indicado.
Preparo do solo
Quanto ao solo, o ideal é escolher terrenos de topografia plana ou de meia-encosta, pois estes facilitam processos importantes como a mecanização, os tratamentos fitossanitários e o transporte da colheita.
Com o terreno definido, é recomendado realizar a análise do solo com a orientação de um profissional qualificado e tecnologias adequadas. A partir da análise, faça as correções necessárias do solo. Tenha em mente que esse fruto pode se desenvolver melhor em solos leves, profundos e bem drenados, neutros ou levemente ácidos, e férteis e humosos.
É indicado investir em uma aração profunda, acompanhada de uma ou duas gradagens, a depender da necessidade do solo. Ao abrir as covas de plantio, opte por um espaçamento variando de 7 x 9 m a 10 x 12 m. O espaçamento mais empregado é de 10 x 10m.
As covas devem ter 60 x 60 x 40cm. Além disso, recomendamos que separe de um lado a terra da primeira camada de 15cm para misturar com adubo e de outro a do subsolo, que deverá ser colocada em volta da muda na hora do plantio.
Veja também: Conhecendo a Fertilidade do Solo
Cuidados na hora do plantio de abacate
Para cuidar do seu abacateiro, é importante realizar irrigações frequentes após o plantio. Além disso, ao menos uma vez no ano deve-se realizar poda, adubação, controle de daninhas e demais tratamentos fitossanitários.
A poda no abacateiro deve ser efetuada apenas quando necessário para arejamento, pois não costuma haver poda de formação e frutificação. Na hora da adubação, opte por fertilizantes de qualidade, contando sempre com a ajuda de um profissional especializado para ajudar nas recomendações.
Gostou do conteúdo? Leia mais sobre as principais culturas e técnicas agrícolas no blog Universo Agrogalaxy e fique por dentro dos melhores conteúdos!