Presente na mesa de milhares de brasileiros, as hortaliças compõem uma categoria de plantas cultivadas em hortas, cujas raízes, caules, folhas, frutos ou demais partes servem de alimento para os seres humanos. Mas se te perguntarem o que são hortaliças e quais são os tipos de categorias, você saberia responder? 

O Universo AGXY esclareceu as principais dúvidas, as divisões e tudo o que você precisa saber para dominar o assunto. Leia a seguir!

Tudo o que é produzido na horta é uma hortaliça?

Nem todo tipo de planta que nasce ou é cultivada em horta é uma hortaliça, entretanto, todo tipo de vegetal que pode ser usado para o consumo humano e que for produzido em horta é sim uma hortaliça. 

É necessário lembrar que a palavra “hortaliças” é um termo guarda-chuva que abriga diversas categorias e tipos de culturas, incluindo desde o alface até o chuchu. 

Tipos de hortaliças mais consumidas

Como se não bastasse a variedade de categorias para legumes e verduras, ainda existem algumas para segmentar melhor as hortaliças. São elas:

Hortaliças-fruto

Conheça as hortaliças-fruto com Universo AgroGalaxy

As hortaliças-fruto são os cultivos em que o foco da produção é o consumo do fruto, seja verde ou maduro, todo ou em parte, a depender do tipo de vegetal.

Alguns exemplos de hortaliças-fruto conhecidas e muito consumidas no Brasil são pimentão, quiabo, couve-flor, berinjela, melancia, tomate, ervilha, jiló e abóbora.

Hortaliças herbáceas

Siga a leitura no  Universo Agrogalaxy e conheça as Hortaliças herbáceas

Já as hortaliças herbáceas incluem folhas, talos, flores e inflorescência, sendo que a característica mais comum entre elas é a de se desenvolverem por cima da terra.

Alface, brócolis, aipo, espinafre, couve flor, acelga e repolho são algumas das hortaliças herbáceas mais famosas e requisitadas do Brasil.

Hortaliças tuberosas

Conheça a s Hortaliças tuberosas com Universo Agrogalaxy

Por último, mas não menos importante, existem as hortaliças tuberosas, que crescem e se desenvolvem embaixo da terra, com suas raízes sendo a parte de consumo com que os seres humanos se preocupam.

Algumas delas são mais presentes no dia a dia dos brasileiros, como a batata, a cebola e a mandioca, outras nem tanto, como o nabo e o rabanete.

Veja também: Plantio de Batata: Guia Rápido!

Quais as hortaliças mais consumidas no Brasil?

Por ser um país tropical, variedade de cultivo é o que não falta por aqui. Listamos as 5 hortaliças mais consumidas no Brasil:

  • Banana: parte da alimentação básica de milhões de pessoas, em 2018, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura estimou um consumo médio anual de cerca de 7,08 kg por pessoa por ano.
  • Tomate: com produção concentrada no estado de Goiás, o tomate é consumido em cerca de 4,21 kg por pessoa por ano.
  • Batata: com uma produção média de 4 milhões de toneladas por ano e consumo médio anual de 4,02 kg por pessoa, a batata segue no top 3.
  • Cebola: com certeza está entre as hortaliças mais consumidas no Brasil, com média de 3,10 kg por pessoa por ano. 
  • Melancia: a melancia conta com consumo médio de 2,65 kg por pessoa por ano, sendo produzida e comercializada em diversos estados do Brasil.]

Qual a diferença de hortaliças e verduras?

A diferença entre hortaliças e verduras está relacionada ao seu conceito e dimensão.

Hortaliças:

O termo Hortaliças engloba diversos tipos de plantas cultivadas para consumo humano, seja na forma de folhas, talos, raízes ou flores. Inclui tanto as verduras quanto os legumes. Ou seja, todas as verduras são hortaliças, mas nem todas as hortaliças são verduras.

Verduras:

Verduras são um subgrupo de hortaliças que se caracterizam principalmente por folhas e talos tenros e comestíveis. Alguns exemplos de verduras são: alface, espinafre, couve, rúcula entre outras. Ambas são ricas em nutrientes, vitaminas sendo muito utilizadas em saladas, refogados e diversas preparações culinárias.

Como as estufas ajudam no plantio de hortaliças?

As estufas desempenham um papel fundamental no plantio de hortaliças e trazem diversos benefícios para o cultivo dessas plantas. Vejamos como elas ajudam:

Proteção contra condições climáticas extremas:

As estufas proporcionam uma proteção eficiente contra condições climáticas extremas, como chuvas intensas, ventos fortes e temperaturas muito altas. Isso cria um ambiente mais estável para o cultivo das hortaliças, evitando danos às plantas e garantindo um crescimento saudável.

Controle da umidade e irrigação:

Nas estufas é possível controlar a umidade do ar e o sistema de irrigação de forma mais precisa. Isso permite ajustar para cada tipo de hortaliça, garantindo que elas recebam a quantidade adequada de água para o seu crescimento saudável.

Aumento da produtividade:

A utilização de estufas permite que o cultivo de hortaliças possa ser realizado durante todo o ano, independentemente das estações.

Proteção contra pragas e doenças:

As estufas funcionam como uma barreira de proteção que diminui o acesso de pragas e doenças às plantas, ajudando a evitar infestações e contaminações. 

Gostou do conteúdo e quer acessar mais como este? Confira o Universo Agrogalaxy e fique atualizado sobre o agronegócio, culturas, dicas de cultivo e muito mais!

Veja também:

Você também pode gostar