Você está familiarizado com o Calendário do Agricultor? Uma prática indispensável, que ajuda na organização da lavoura, trazendo recomendações específicas para cada tipo de cultura e região.
No conteúdo a seguir, saiba como funciona o calendário do agricultor, entenda as principais características climáticas das Culturas no Brasil e conheça a melhor época de plantio para cada região.
Como funciona o calendário do agricultor?
O calendário do agricultor funciona como um guia completo para o produtor agrícola. Este calendário é desenvolvido a partir de diversas considerações em relação ao território brasileiro, as necessidades de cada região, a capacidade do produtor de atender à demanda, entre outros pontos. A ideia é integrar produto, clima e região de plantio de forma eficiente.
Como o clima e a vegetação no país são variados, o calendário do agricultor se torna bem específico, sendo uma ótima ferramenta de organização do cultivo para trazer melhores resultados. As principais informações apresentadas no calendário são indicações de melhores locais e períodos para a plantação de cada semente.
Porém, além disso, o calendário do agricultor informa também sobre o início e fim do período de chuvas, zoneamento agrícola, avaliações de solo de cada região, volume de produtos indicados para cada local, mudanças de temperatura, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos e muito mais.
Características climáticas das culturas do Brasil
Antes de falar sobre as épocas ideais para cada cultura, devemos passar pelas principais características climáticas das culturas do Brasil. São elas:
Soja – adapta-se em temperaturas entre 20ºC e 30ºC. A semente precisa absorver metade do seu peso em água, e a temperatura de 30ºC favorece esse fenômeno.
Trigo – adapta-se melhor no inverno, pois tem amadurecimento favorável em regiões frias. Exige alta fertilidade dos solos.
Cana-de-açúcar – é recomendado se manter em temperaturas entre 22ºC e 30ºC. Importante: para garantir produtividade, a temperatura não deve ficar abaixo dos 20ºC.
Milho – adaptável em praticamente todos os climas e regiões. É importante ficar atento apenas às temperaturas muito frias, que podem prejudicar a maturação dos grãos.
Arroz – recomendado se manter em temperaturas entre 20ºC e 35ºC. Esta cultura não é compatível com temperaturas extremas.
Feijão – temperatura ideal é de 18ºC à noite e 28ºC durante o dia.
Calendário do Agricultor: época de plantio para as regiões do país
Como mencionamos, a melhor época de plantio para as regiões depende de diversos fatores, como umidade do ar, características do solo, vegetação e muito mais. Confira a seguir a tabela recomendada para cada região:
Norte
Nordeste
Centro-oeste
Sudeste
Sul
Saiba mais sobre as principais práticas agrícolas, culturas e muito mais no Universo AgroGalaxy, com conteúdos exclusivos oferecidos pelos nossos especialistas Tech-A.
Veja também: