Quando se fala em cultivo e hortifruti, a primeira coisa que vem à cabeça é o solo e canteiros de terra. Entretanto, há algumas exceções nesse assunto! As hortaliças hidropônicas são plantas cultivadas sem o uso do solo, em sistemas com soluções hídricas e nutritivas feitas especialmente para o seu cultivo, como estufas e estruturas de túneis.
Para que você conheça mais sobre as hortaliças hidropônicas, o Universo AgroGalaxy uniu todas as informações sobre os sistemas, o cultivo, a produção e muito mais. Continue lendo e confira!
O que é hidroponia?
Etimologicamente, a palavra hidroponia significa “trabalho com água”. Hidroponia, no entanto, diz respeito às técnicas de cultivo de plantas sem o uso do solo, utilizando soluções a base de água com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas, bem como as condições necessárias para que elas se desenvolvam, como a criação de um ambiente adequado, a iluminação e a climatização.
Com a hidroponia, é possível garantir que hortaliças tenham um impacto reduzido do ambiente, uma vez que são menos expostas a pragas, doenças, ventos, erosões e demais fatores que afetam lavouras, por exemplo. Além disso, as técnicas oferecem benefícios como a redução do uso de água, um menor tempo de colheita e a não utilização de agrotóxicos e combatentes de pragas.
Quais os alimentos hidropônicos mais produzidos?
Os alimentos hidropônicos mais produzidos são as hortaliças, sendo que a alface e o tomate recebem destaque na produção no Brasil. Entretanto, sistemas hidropônicos também podem ser utilizados para produzir outros tipos de alimentos, como morango, melão, pimentão, berinjela, repolho e diversos outros tipos de verduras, frutas, legumes e grãos.
Como plantar na hidroponia?
No processo de desenvolvimento da planta no solo, ela utiliza a luz solar, a clorofila, o dióxido de carbono e a água para gerar a glicose que utiliza como fonte de energia, além de absorver minerais, macro e micronutrientes da terra. Na hidroponia, os nutrientes encontrados no solo, aqueles essenciais para o desenvolvimento das plantas, são adicionados em solução aquosa para que sejam absorvidos.
Por isso, para plantar na hidroponia é necessário gerar as condições favoráveis ao crescimento das hortaliças, com fatores como uma fonte de luz (solar ou artificial), nutrientes localizados na água (como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e outros), um ambiente favorável (como uma estufa) e uma forma de levar os nutrientes até as raízes.
Sistemas de hidroponia
Existem vários tipos de sistemas de hidroponia que variam as técnicas utilizadas, seja na sustentação da planta, na renovação da solução nutritiva ou na forma de realizar o aproveitamento das substâncias pelas raízes, sendo que os principais sistemas são o Wick e o NFT.
Sistema Wick
Um dos modelos mais básicos de sistema hidropônico, o Sistema Wick utiliza uma espécie de pavio como forma de levar os nutrientes até as raízes. Nesse sistema não é necessário o uso de bombas de ar ou de água para que funcione, visto que a ligação é feita diretamente nas raízes das plantas, além de ser mais simples. Comercialmente, não é o sistema mais adequado para a produção, geralmente o Wick é um método mais utilizado com plantas menores para quem deseja produzir suas hortaliças hidropônicas em casa.
Sistema NFT
Também conhecido como Técnica do Filme Nutriente, no Sistema NFT de hidroponia são usados canais de cultivo onde a solução nutritiva circula em intervalos de tempo definidos, deixando parte das raízes das plantas submersas na solução hídrica e a outra suspensa, o que permite a respiração das raízes.
A técnica é muito utilizada, principalmente, com plantas menores, como a alface, morangos e demais ervas. No geral, o sistema conta com um cano ou tubulação onde a água percorre e as hortaliças ficam localizadas, uma bomba que impulsiona a circulação da água com os nutrientes e um reservatório.
Interessante, não é? Se você cultiva em casa ou em lavouras para comércio, o Blog Universo Agrogalaxy tem conteúdos indispensáveis para você. Saiba tudo sobre hortifruti, técnicas de manejo, agronegócio e muito mais!
Veja também: