A tecnologia na agricultura não representa apenas um capricho do agricultor, mas sim uma necessidade para uma produção abundante, saudável e sustentável. Atualmente, encontramos diversas tecnologias disponíveis no mercado, pensadas para atender às diversas necessidades do campo.

A seguir, vamos conhecer a história da tecnologia na agricultura, sua importância, as principais ferramentas usadas e sua finalidade. Confira!

A evolução da tecnologia na agricultura 

A produção agrícola não é uma novidade na história da humanidade. Pelo contrário, podemos dizer que a prática está presente desde os primórdios, e seu desenvolvimento segue constante. Para entender melhor a evolução da tecnologia na agricultura, é feita a divisão entre agricultura 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0, como veremos a seguir.

Agricultura 1.0

Entenda a Agricultura 1,0

A Agricultura 1.0 marca todo o período inicial da produção agrícola, quando ainda era vista principalmente como um trabalho de subsistência, e conhecida como “Feita à Mão”. Podemos definir a Agricultura 1.0 pela falta de recursos tecnológicos e, por consequência, sua baixa produtividade.

Agricultura 2.0 

Saiba mais sobre a Agricultura 2.0

Por volta da década de 50, quando as primeiras máquinas agrícolas começaram a surgir e substituir animais no campo, passamos a registrar a Agricultura 2.0. A presença de tratores e outras máquinas permitiu um grande avanço a esse tipo de atividade, aumentando a produção em escala, o comércio global, e a aplicação de conhecimentos científicos na lavoura.

Agricultura 3.0 

Conheça a Agricultura 3.0

A partir de 1990 e seguindo até o ano de 2010, os esforços se voltaram para sustentabilidade e automação no campo. A partir destas necessidades, surgem ferramentas para coletas de dados, com o objetivo de ajudar produtores rurais com as melhores decisões na lavoura. Aqui, vale destacar que o GPS foi a primeira entre as tecnologias que marcaram a Agricultura 3.0.

Agricultura 4.0 

Saiba mais sobre a Agricultura 4.0

A Agricultura 4.0 começa a partir de 2010, e segue até os dias atuais. É um momento marcado por um novo nível de produtos digitais. É na Agricultura 4.0 que vimos o desenvolvimento de sistemas integrados para otimizar toda a produção, auxiliando no gerenciamento dos diversos processos e no monitoramento de toda a lavoura.

Agricultura 5.0 

Conheça a Agricultura 5.0

A expectativa é que a Agricultura 5.0 tenha início a partir de 2022. Para esse novo momento, espera-se integrar automação e tecnologias digitais, além de avançar ainda mais com inovações, que podem trazer máquinas autônomas, para realizar tarefas sozinhas de forma inteligente. Drones, robôs e tratores que operam sozinhos são algumas dessas tecnologias.

Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão é definida pela aplicação de alta tecnologia no campo, que engloba as diferentes necessidades de uma plantação em todas suas áreas. A técnica parte do princípio que, em uma plantação, cada talhão terá necessidades específicas, e um cuidado personalizado poderá render melhores resultados à produção. 

Usando um sistema de agricultura de precisão, o produtor tem acesso a informações detalhadas sobre sua lavoura, e pode realizar um manejo mais eficiente a partir das informações coletadas e analisadas pelos sensores do campo. Além do aumento de produtividade, essa é uma forma também de garantir mais economia e eficiência a partir das melhores tomadas de decisão.

Veja também: O que é agricultura de precisão e quais os seus benefícios?

Qual a importância da tecnologia na agricultura? 

A importância da tecnologia na agricultura está ligada principalmente ao maior controle dado ao produtor sobre o campo. Existem recursos capazes de garantir a redução de custos em diversos insumos, como fertilizantes e água, e que consequentemente deverá aumentar o lucro. 

Aliado a isso, é possível também obter mais assertividade nas aplicações, e todos esses fatores deverão resultar na elevação considerável da produtividade. Podemos citar também o aumento da segurança para funcionários e processos, com tecnologias que reduzem falhas.

Por último, devemos reforçar a questão da sustentabilidade. O uso de tecnologias no campo reduz os impactos ambientais no ecossistema, além de proporcionar menor escoamento de químicos em rios.

Onde a tecnologia está presente na agricultura? 

Atualmente, a tecnologia está presente em todos os diversos processos que envolvem a produção agrícola, a partir de ferramentas como sensores, drones, GPS e muito mais. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais tecnologias a seguir.

Big Data 

Big Data trata-se do volume de dados variados de um negócio, e o que é feito com essas informações será o grande diferencial para sua produção. A tecnologia Big Data na agricultura de precisão permite melhor fluxo de informações, além de garantir uma análise rápida e efetiva destes dados, que ajudará o produtor a tomar melhores decisões e criar estratégias adequadas.

Drones 

Graças à possibilidade de carregar sensores variados e câmeras de alta resolução, o uso de drones na agricultura de precisão pode ter diversas finalidades. Através de suas imagens em ótima qualidade e resolução e seus algoritmos, é possível utilizar a tecnologia para detecção de pragas, contagem de plantas, monitoramento de necessidade de água e insumos, medição de altura da plantação e da eficácia do tratamento. 

Os drones podem ser comparados aos satélites, mas diferente destes, os drones podem ser usados pelo produtor a qualquer momento, além de trabalharem mesmo com condições climáticas pouco favoráveis.

GPS 

O GPS já vem sendo utilizado há anos na agricultura, já que possibilita o mapeamento completo da plantação, monitoramento de processos agrícolas e amostras virtuais do solo e do campo. Entre os benefícios do uso de GPS no campo, podemos destacar o aumento da qualidade dos processos, a possibilidade de manter a produtividade mesmo com um número reduzido de trabalhadores, controle e navegação de máquinas e a localização exata das amostras, entre muitos outros.

Sensores

Na agricultura, os sensores inteligentes são usados principalmente para monitorar a saúde da plantação, detectando principalmente doenças e contaminações, sua necessidade de insumos e o teor de nitrogênio no solo. É possível associar o uso de sensores com tecnologia de conexão 4G para realizar um monitoramento em tempo real da sua plantação.


Gostou do conteúdo? No Universo AgroGalaxy você encontra tudo o que precisa saber sobre a tecnologia na agricultura e muitos outros insights poderosos para aumentar sua produtividade. Acompanhe e fique por dentro!

Veja também:

Você também pode gostar