O tipo de manejo do solo em conjunto com o impacto da alta produtividade das lavouras podem causar problemas ao meio ambiente e prejuízo econômico ao agricultor. O plantio direto atua pontualmente para ajudar nessas questões, não é atoa que esse tipo de prática tem sido aderida cada vez mais ao longo dos anos. Saiba mais sobre o plantio direto e os seus benefícios para a cultura e o agricultor.
O que é plantio direto?
O Sistema de Plantio Direto, também conhecido como SPD, é um manejo que proporciona a melhoria da qualidade do solo enquanto reduz impactos sobre o mesmo. Neste processo, o revolver do solo é mínimo ou quase inexistente, evitando o desgaste da reserva orgânica, assegurando a proteção da terra contra processos de erosão, plantas daninhas e pragas.
Principais diferenças entre o plantio direto e o convencional
O plantio convencional utiliza técnicas mais invasivas ao solo para executar o plantio. Esse método tradicional de serviço, usado para corrigir o nivelamento do solo, deixa a terra mais propensa a erosão, aumenta o esforço de trabalho do agricultor, além de usar fertilizantes e agrotóxicos durante o processo.
Já o Sistema de Plantio Direto, mais do que efetuar o cultivo sem as etapas e danos do plantio convencional, proporciona melhorias no solo, é mais sustentável, lucrativo e conservacionista, ou seja, mantém a cobertura morta para proteger a terra.
Quais as vantagens do plantio direto?
O plantio direto é benéfico de maneira econômica e ambiental, pois, por exemplo, há um gasto menor com combustível de máquinas, o que gera mais lucro, e o carbono permanece no solo, diminuindo a formação de gases do Efeito Estufa.
Fique por dentro de outras vantagens do plantio direto:
- Otimiza as operações de preparo do solo;
- Diminui a erosão pela proteção do solo via cobertura morta;
- Reduz as plantas daninhas
- A rotação de cultura quebra e controla o ciclo de insetos e pragas
- Há um aumento da matéria orgânica;
- Pouco impacto no solo
Como realizar o plantio direto?
É necessário passar por algumas etapas para implementar o plantio direto. Confira:
- Eliminar as camadas compactadas do solo;
- Nivelar os sulcos ou valetas para que as áreas fiquem mais homogêneas;
- Corrigir e adubar o solo conforme as necessidades;
- Controlar o crescimento de plantas daninhas;
- Espalhar as palhas do resto das culturas pelo território;
- Pulverizar herbicidas;
- Abrir os sulcos para depositar as sementes e depois fechá-los;
Portanto, entender sobre a sua produção é essencial para acompanhar as atividades e processos da cultura que ajudarão na gestão do negócio. Fique por dentro do andamento do campo e simplifique sua rotina no campo com o AgroKea.
Veja também: