A busca por alimentos orgânicos tem crescido cada vez mais entre a população mundial. Isto é, alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou outros produtos químicos. 

Essa busca é motivada pelo uso exacerbado dessas substâncias nas produções agrícolas e os malefícios comprovados para a saúde humana e ao meio ambiente. Mas como é a agricultura orgânica para as produções agrícolas? É realmente viável e vantajoso? 

É isto que vamos entender melhor neste artigo, as vantagens e desvantagens da agricultura orgânica!

Vantagens da agricultura orgânica

Além de ser um mercado em ascensão constante nos últimos tempos, a agricultura orgânica traz diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais, como:

Preservação do meio ambiente

A partir do uso conjunto de diversas práticas agrícolas sustentáveis dispensando o uso de produtos químicos, a agricultura orgânica pode reduzir drasticamente a poluição do solo e da água, prevenindo amplamente a biodiversidade dos ecossistemas, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. 

Com isso, também ocorre a preservação dos agentes polinizadores (principalmente as abelhas) e a de espécies de inimigos naturais, a fim de diminuir a população de organismos prejudiciais.

Benefícios sociais e econômicos

A agricultura orgânica promove mais saúde para a população, inclusive para os produtores e trabalhadores rurais que constantemente estão em contato com os compostos químicos utilizados na lavoura. 

A ausência de químicos reduz a concentração de resíduos tóxicos encontrados nos alimentos cultivados, assim, diminuindo os riscos de doenças crônicas. Além disso, entre os benefícios sociais também há o fortalecimento da comunidade agrícola local, com o engajamento das agriculturas familiares. 

Quanto aos benefícios econômicos, há:

  • Oportunidade de impulsionamento do setor por ser um mercado em ascensão – valores de venda mais altos aliados à redução de custo a longo prazo;
  • Ingresso a nichos de mercados específicos;
  • Resistência dos sistemas agrícolas orgânicos ao longo do tempo, devido à melhora na saúde do solo; 
  • Independência de insumos químicos;
  • Variação das culturas.

Desvantagens da agricultura orgânica

Embora a agricultura orgânica seja uma alternativa mais saudável e sustentável, vale lembrar que como em qualquer método de produção agrícola, ela também apresenta seus desafios e limitações.

Por meio de um manejo integrado e diversas ações combinadas, as desvantagens podem ser dribladas. Por isso, entender essas desvantagens é fundamental para tomar decisões mais assertivas acerca dos desafios que podem ser enfrentados na prática agrícola orgânica.

Veja agora algumas das principais desvantagens da agricultura orgânica e como elas podem impactar a produção e consumo de alimentos.

Baixa produtividade por área

A agricultura orgânica pode apresentar menor produtividade inicial devido aos métodos naturais de controle de pragas e doenças, que exigem mais trabalho manual e conhecimento especializado. 

Elas também possuem a necessidade de diversas técnicas conjuntas bem instaladas nesse sistema, além de inicialmente exigir um tempo maior na absorção de nutrientes das plantas, como no caso da como na adubação natural.

Custos elevados de produção

Os métodos empregados para a produção de alimentos orgânicos acabam demandando mais tempo, esforço e recursos financeiros. Com a redução de custos e aumento significativo de lucros somente a médio e longo prazo.

A ausência de agrotóxicos e aditivos químicos na lavoura requer técnicas alternativas, como rotação de culturas, compostagem, controle biológico e outros, que podem necessitar de um investimento inicial mais alto do que os métodos tradicionais. A obtenção da certificação orgânica também contribui para os custos elevados de produção, uma vez que envolve taxas e inspeções regulares. 

Para superar esses desafios, é preciso buscar formas de reduzir os custos sem comprometer a qualidade e a sustentabilidade de seus produtos, otimizando o uso dos recursos, implementando práticas de gestão eficientes ou buscando alternativas de baixo custo para fertilizantes naturais e controle de pragas.

Desafios no controle de pragas e doenças

Por se tratar de uma prática que busca produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos e aditivos químicos, alcançar um controle eficaz das pragas e doenças pode ser desafiador para os produtores agrícolas.

As plantas cultivadas organicamente podem vir a ser mais suscetíveis a doenças e infestações de pragas se não houver um manejo integrado realizado de forma adequada.

Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar diversas técnicas, incluindo o uso de plantas repelentes de insetos, controle biológico e a rotação de culturas.

Desenvolvimento de novas tecnologias na agricultura orgânica

Com o constante crescimento do mercado da agricultura orgânica, diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para acompanhar essa evolução, diminuindo os desafios de ingressar nesse mercado e otimizando os processos.

Pesquisas e inovações em práticas agrícolas orgânicas

Muitas pesquisas e soluções têm se concentrado no melhoramento do solo, no uso de insumos e fontes de nutrientes orgânicos, em sistemas agroecológicos, agricultura de precisão, manejo de resíduos e diversas outras técnicas e tecnologias para a sustentabilidade na agricultura, a conservação e recuperação de recursos naturais.

Pesquisas e inovações em práticas agrícolas orgânicas

O controle de pragas e doenças é um fator de atenção na agricultura orgânica. O manejo precisa ser aprimorado para se tornar eficaz, já que dispensa o uso de defensivos químicos. 

Algumas das principais abordagens do manejo integrado são: 

  • Utilização do controle biológico e cultural
  • Tecnologias de aplicação, que envolvem principalmente pulverizadores para a aplicação de extratos de plantas com propriedades fungicidas e inseticidas, ou outros insumos orgânicos
  • Uso de ‘’culturas armadilha’’, em que se utiliza plantas que atraem pragas específicas, evitando o foco das culturas principais
  • Uso de dispositivos que agem como barreiras e armadilhas físicas, detecção e monitoramento de pragas.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar outros materiais especializados do Universo AgroGalaxy e transforme os seus resultados no campo!

Veja também: 

Você também pode gostar
Entenda o que é El Niño: causas, efeitos e impactos
Leia mais

O que é o El Niño?

O El Niño é um fenômeno climático natural que ocorre periodicamente, caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano…
O que é La Niña?
Leia mais

O que é La Niña?

Apesar de ser um fenômeno complexo, acredita-se que as mudanças climáticas podem tornar eventos naturais, como a La…