Diversas máquinas são usadas diariamente nas lavouras para garantir mais eficiência e produtividade aos produtores. Uma das principais máquinas agrícolas é a colheitadeira, que auxilia na etapa de colheita e otimiza o processo. Hoje, vamos entender o que é uma máquina colheitadeira, conhecer sua evolução durante os anos, seus tipos e muito mais. Confira!
O que é uma máquina colheitadeira?
Como o nome sugere, a máquina colheitadeira foi desenvolvida principalmente para garantir maior eficiência à colheita em grandes lavouras. Trata-se de uma máquina capaz de realizar diversas tarefas neste processo, incluindo limpeza dos grãos, a depender do modelo escolhido.
De maneira geral, uma colheitadeira consiste em um trator, equipado com uma estrutura de pequenas lâminas nas pontas, à frente da máquina. Porém, existem modelos com características particulares para cada cultura, como as colheitadeiras de café e cana-de-açúcar.
Algumas das principais lavouras que se beneficiam do uso de colheitadeiras são de algodão, soja, girassol, cana-de-açúcar e mais.
A evolução da colheitadeira ao longo dos anos
No Brasil, as primeiras colheitadeiras passaram a ser utilizadas nas lavouras por volta da década de 60. Estas conseguiam colher aproximadamente 500 sacas de 60 quilos de soja por dia, e já era possível considerar este um grande avanço tecnológico.
Ainda nos anos 1960, a máquina era conhecida como ceifadeira, e como é de se esperar, tinha um funcionamento mais lento e pesado. Essa característica resultava em pressão e compactação do solo, o que prejudicava a infiltração de água e a disponibilidade de oxigênio.
Atualmente, as colheitadeiras são equipadas com ar condicionado nas cabines, GPS, sensores, direção hidráulica, piloto automático e muito mais, além da possibilidade de operar com softwares de agricultura digital, como AgroKea.
Como a colheitadeira funciona?
Como mencionamos, a estrutura da colheitadeira traz pequenas lâminas nas pontas, à frente da máquina para colher os grãos. Os produtos colhidos são encaminhados para tanques, separados das plantas. Enquanto o produto é armazenado na máquina, a matéria orgânica é despejada na lavoura.
Este é o funcionamento básico de uma colheitadeira, mas vão existir diferenças de acordo com o modelo em cada cultura. Na soja, por exemplo, a máquina traz plataformas de corte que se adequam às ondulações do solo.
Tipos de colheitadeiras
Existem 3 tipos principais de colheitadeiras:
- Automotrizes: máquinas que não precisam de motor externo para funcionar. Sendo assim, estas se deslocam e realizam atividades de forma independente;
- Montadas: máquinas montadas exigem um trator agrícola acoplado a elas para se movimentar;
- De arrasto: estas representam um meio termo, pois exigem um motor externo ou a presença do trator agrícola para funcionar.
Qual a melhor máquina colheitadeira?
Antes de tomar sua decisão, você deve levar em conta a cultura em que a máquina será utilizada. Depois, é preciso analisar a área de cultivo e se o modelo funcionará em diferentes plantações que podem aparecer em rotação de culturas.
É essencial analisar também se o investimento e manutenção valem a pena, além de considerar a logística da colheita e a possibilidade de suporte por parte do fornecedor.
Quer saber mais sobre máquinas agrícolas, culturas e mercado agro no geral? Acompanhe dicas e novidades no Universo AgroGalaxy!
Veja também: