Você sabia que a Cultura do Milho está presente no Brasil desde antes da colonização? Chegou a hora de falar sobre um dos principais produtos do nosso mercado, que tem o Brasil como terceiro maior produtor.
Siga a leitura no Universo AgroGalaxy e saiba mais sobre a origem desse cereal no mundo, sua presença no país e como a tecnologia pode favorecer sua produtividade no texto a seguir.
Origem da Cultura do Milho
O milho está inserido na história alimentar da humanidade há pelo menos 7300 anos, tendo seus primeiros registros de cultivo no México, em ilhas próximas ao litoral. A partir do México, o milho passou a ser reconhecido como produto em países da América Central e América do Sul, que contam com clima propício para o cultivo.
Sua origem na América do Sul aconteceu principalmente no sul do Peru, onde grânulos de milho foram encontrados há 4 mil anos. Porém, o milho tomou proporções mundiais durante o período de colonização.
Na Europa, foi consolidado como alimento das populações mais humildes, e por ser usado também como ração animal, esse cereal foi discriminado pela elite europeia na época.
A Cultura do Milho no Brasil
No Brasil, a Cultura do Milho representa uma das principais forças do agro nacional. Em perspectiva mundial, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho, estando atrás apenas dos Estados Unidos e China. A história desse cereal em nosso país é antiga, já que está presente em território nacional desde bem antes da colonização.
A produtividade do milho no Brasil está em crescimento constante. Para a safra 2020/2021, foram destinados 19,8 milhões de hectares para o plantio, que representa cerca de 70% a mais do na temporada mais antiga disponível no banco de dados (1976/1977). Ainda nas últimas quatro décadas, a produção rendia cerca de 1,6 tonelada por hectare, e atualmente passa de 5 toneladas por hectare.
Um ponto positivo para o setor foi o desenvolvimento da chamada “safrinha”, uma segunda safra de milho. Esta é colhida no inverno, e a princípio representava uma forma de maximizar os ganhos na lavoura. O número de produtores adeptos da safrinha está cada vez maior, e esse tipo de milho se tornou a principal fonte do grão no país.
Tecnologia na Cultura do Milho
Podemos dizer que o aumento constante da produtividade está relacionado à tecnologia na cultura do milho. As tecnologias de sementes, por exemplo, trouxeram mudanças importantes para beneficiar o aumento da produção de milho no Brasil.
Uma das mudanças que merece destaque é a liberação para plantio comercial de sementes geneticamente modificadas de milho para o controle de insetos e plantas invasoras. A adoção desses cultivares representa hoje 84% do mercado de sementes de milho.
Gostou desse conteúdo? Tem muito mais no Universo AgroGalaxy! Acompanhe a página e fique por dentro dos principais conteúdos relacionados à Cultura do Milho e muitas outras.