As apresentações de cultura do trigo, visando a melhor assertividade nas recomendações aos produtores rurais, vem sendo implantadas pela assistência técnica do Departamento de Agronomia do AgroGalaxy.
Com a chegada da pandemia, as observações das culturas de trigo dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, vem ocorrendo por meio de eventos virtuais disponibilizados em nossas plataformas (Figura 01).
Todavia, as apresentações do time de agronomia estão pautadas principalmente nas tecnologias dos Cultivares e no Monitoramento de Pragas e Doenças.
O “pano-de-batida” é o método mais recomendado para o monitoramento dessas pragas (Figura 02) na cultura do trigo. Descoberto nos Estados Unidos por Boyer e Dumas (1963), foi usualmente utilizado para amostrar a população de artrópodes em soja, sendo ponderado por Kogan e Pitre (1980) como um excelente método para a captura e avaliação de lagartas, besouros desfolhadores, percevejos (principalmente as ninfas), além dos insetos predadores.
Pragas na Cultura do Trigo e demais cereais
As pragas na cultura do trigo e demais cereais têm retirado a produtividade de forma silenciosa e drástica no aspecto de colheita final. Principalmente as pragas que atingem as florações e espigas do trigo.
Associar todas as ferramentas que auxiliem no manejo de pragas são fundamentais, tais como:
- Monitoramento de pragas para descobrir a quantidade x dano econômico;
- Materiais Geneticamente Modificados (OGM);
- Aplicações de produtos químicos e biológicos;
- Utilização das boas práticas agrícolas.
No Universo AgroGalaxy, você tira todas as suas dúvidas com artigos, conteúdos e dicas especiais sobre diversas produções. Confira esse e muito mais pontos interessantes sobre a Cultura do Algodão.