O solo de cultura do trigo é um sistema dinâmico, considerado como o principal reservatório de diversidade biológica e os estudos sobre microrganismos que o habitam vêm apresentando uma importância cada vez maior na agricultura.

Recentemente, o destaque está nos microrganismos que vivem em associação com animais e com plantas. Menos de 10% das células vegetais e animais são suplantadas pelo número de células microbianas que lá vivem e que, em geral, são benéficas aos seus hospedeiros.

Algo semelhante ocorre no solo, cuja abundância média de vida comporta de 107 a 109 células microbianas com cerca de 10 mil diferentes espécies por grama de solo. Esta diversidade depende de fatores abióticos: atmosfera do solo, água, pH e muitos outros. Inclui também o metabolismo microbiano e as transformações do carbono, nitrogênio, enxofre e fósforo (MUTTA, 2020).

Microbiologia do Solo na Cultura do Trigo

As práticas agrícolas estão sendo realizadas de forma a não favorecer a microbiologia do solo, são feitas sucessão de culturas (soja-milho ou soja-trigo) ao invés de uma rotação preconizada desde o início pelo verdadeiro sistema de plantio direto. Com isso, vamos selecionando somente os microrganismos benéficos ou maléficos específicos para as culturas instaladas, ocasionando baixa diversidade de microrganismos na solução do solo (MUTTA,2020).

Como melhorar a microbiota do solo?

A primeira etapa para melhorar a microbiota do solo é compreendê-la. A microbiota do solo é composta por milhões de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus e protozoários, que vivem no solo.

Esses microrganismos desempenham uma série de funções importantes no solo, incluindo a decomposição de matéria orgânica, a ciclagem de nutrientes e a proteção das plantas contra doenças e pragas.

Promover a diversidade da microbiota do solo

Uma maneira de melhorar a microbiota do solo é promover a diversidade de microrganismos no solo. A diversidade de microrganismos é importante porque diferentes microrganismos desempenham diferentes funções no solo.

Por exemplo, algumas bactérias são boas para a ciclagem de nitrogênio, enquanto outras são boas para a decomposição de matéria orgânica. Promover a diversidade da microbiota do solo pode ser feito de várias maneiras, incluindo a adição de composto orgânico e a rotação de culturas.

Adição de composto orgânico

A adição de composto orgânico ao solo é uma maneira eficaz de promover a diversidade de microrganismos no solo. O composto orgânico é rico em nutrientes e microrganismos benéficos, o que ajuda a alimentar e promover o crescimento de microrganismos no solo.

Além disso, a adição de composto orgânico também ajuda a aumentar a retenção de água do solo, o que pode ser benéfico em áreas com pouca água.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é outra maneira eficaz de promover a diversidade da microbiota do solo. A rotação de culturas envolve a mudança dos cultivos plantados em uma área ao longo do tempo. Isso ajuda a evitar a exaustão do solo de nutrientes específicos, o que pode ocorrer se os mesmos cultivos forem plantados continuamente na mesma área.

A rotação de culturas também pode ajudar a controlar doenças e pragas, já que diferentes culturas atraem diferentes tipos de microrganismos.

Uso de condicionadores do solo

Grande parte dos condicionadores de solo são compostos por Ácidos Fúlvicos e Ácidos Húmicos. Esses compostos são originários da decomposição de palhada, originando o húmus que por sua vez, em pH alcalino, é transformado em duas substâncias: a Humina (Insolúvel no solo) e os ácidos orgânicos (Figura 2).

Os ácidos Húmicos são solúveis em ácidos minerais e solventes orgânicos, com grande peso molecular, capacidade de troca de cátions entre 350 a 500 meq 100 g-1 originário da lignina e possuem alto teor de ácidos carboxílicos e significativas quantias de nitrogênio (TAN, 1993).

Ácidos Fúlvicos são solúveis em água, soluções ácidas e alcalinas. Apesar de possuírem similaridade estrutural com os ácidos húmicos, apresentam menor peso molecular, maior quantidade de compostos fenólicos e de grupos carboxílicos e uma menor quantidade de estruturas aromáticas. Estas características conferem melhor solubilidade em água e maior capacidade de trocas catiônicas, 700 a 1000 meq 100 g-1.

Os ácidos húmicos e fúlvicos têm como principais benefícios:

• melhoria das características químicas;
  • físicas e biológicas do solo;
  • aumento da microbiota;
  • melhora mineralização da palhada e matéria orgânica;
  • disponibilização de nutrientes imobilizados no solo;
  • estimulação ao enraizamento.

Além disso, eles atuam na estruturação do perfil de solo (WAMBER et. al, 2014) (Tabela 01).

Tabela 01 – Resumo da Análise da variância e significância estatística dos valores médios do nutriente, K e teor de pH, no solo em função dos tratamentos depois de parceladas em 2 (duas) aplicações de fertilizantes líquidos e sólidos em cobertura, com alteração dos níveis no solo de pH e K de forma significativa.

Tabela de estudo da microbiota do solo.

Conforme foi discutido, a melhoria da microbiologia do solo está intimamente ligada com a utilização dos condicionadores de solo. Entretanto, vale lembrar que esse é apenas um mecanismo para aumento de produtividade. Devemos analisar o sistema como um todo se atentando principalmente a correção de solos e a utilização de uma rotação de cultura eficiente.

Agora que você já sabe como fazer o manejo do solo na Cultura do Trigo, siga a leitura no Universo AgroGalaxy e se aprofunde ainda no assunto mais com dicas e artigos exclusivos para você potencializar sua colheita!

Você também pode gostar
O que é Oídio e como tratar?

O que é oídio e como tratar?

Você já ouviu falar em oídio? Esta doença está presente em diversas culturas, como soja e trigo. No…