Um dos problemas que podem afetar a sua produção e prejudicar gravemente os resultados da safra é a ferrugem na soja. Também conhecida como ferrugem asiática, a doença pode trazer muitas dores de cabeça aos produtores, e por isso, é importante saber mais sobre ela.

Nesse post, vamos te apresentar os riscos, os sintomas e as principais técnicas de manejo da ferrugem na soja. Assim, você estará preparado para proteger sua lavoura e alcançar os melhores resultados.

Danos e riscos da ferrugem na soja

Mas afinal, quais os danos e riscos da ferrugem na soja? Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, o principal dano causado pela ferrugem da soja é a desfolha precoce, um fenômeno que atrapalha a formação completa dos grãos, e por consequência, reduz a produtividade da planta.

Para definir uma média, os danos causados podem chegar a cerca de 70% e, outro ponto de atenção é que a ferrugem da soja pode ocorrer em diversas regiões produtoras do grão. 

No entanto, é importante deixar claro que o nível de dano que a doença pode causar na lavoura vai depender de alguns fatores como: O momento em que a ferrugem incide na cultura e condições climáticas, que podem ou não ser favoráveis para sua multiplicação.

Condições favoráveis ao surgimento da ferrugem na soja

Como visto anteriormente, a ferrugem da soja é uma doença resistente e prejudicial, e é ainda mais propensas a surgir quando certas condições ambientais são atendidas. São elas:

Disseminação pelo vento

O fungo causador da ferrugem da soja produz esporos que são facilmente transportados pelo vento. Isso permite que o fungo se espalhe rapidamente, infectando lavouras de soja a longas distâncias do local original de infecção.

Temperatura e Umidade

Outro fator que figura entre as condições climáticas ideais para o desenvolvimento e proliferação da ferrugem da soja incluem temperaturas entre 15°C e 25°C e alta umidade, geralmente acima de 80%. Essas condições, comuns em muitas regiões produtoras de soja, podem facilitar a rápida proliferação do fungo, fazendo com que a ferrugem da soja seja uma das doenças que mais preocupa os produtores agrícolas ultimamente.

Como identificar os sintomas?

Para proteger sua produção de soja, é preciso fazer um monitoramento constante da área, e saber como identificar os sintomas da ferrugem na soja. Saiba que os primeiros sintomas podem se manifestar em todos os estágios de desenvolvimento, porém são mais comuns a partir do fechamento do dossel. 

Outra característica marcante do início da presença desse fungo na plantação de soja, é a identificação de pequenas pontuações escuras no tecido foliar superior. Já na parte inferior da folha, é possível notar pequenas verrugas, que chamamos de urédias, sendo esse o local em que o fungo produz seus esporos. A coloração das urédias vai do castanho-claro ao castanho-escuro, enquanto o tecido foliar na região fica castanho-claro.

Estratégia de manejo para ferrugem na soja

Agora que você já conhece os riscos e sintomas, é hora de elaborar uma estratégia de manejo para ferrugem na soja. Existem algumas medidas que podem ser tomadas, são elas:

  1. Vazio sanitário: esse método é ideal para reduzir a sobrevivência do fungo no campo e atrasar a ocorrência da doença. Lembre-se que o vazio sanitário consiste em um período de 60 a 90 dias sem plantio de soja ou plantas voluntárias na lavoura;
  2. Calendarização da semeadura: Também conhecido como planejamento estratégico da semeadura, essa prática é ideal para minimizar a necessidade de aplicação de fungicidas e reduzir a pressão que pode levar à resistência do fungo a eles. Ao programar a semeadura em momentos específicos, é possível evitar condições favoráveis ao desenvolvimento da ferrugem da soja, contribuindo assim para um manejo mais eficaz da doença.
  3.  Integração de métodos diversos: A adoção de uma abordagem integrada, que combina diferentes métodos de controle, assim como a calendarização da semeadura, auxilia a prevenir a redução da eficácia dos fungicidas. 

Na dúvida de como lidar com esse e outros problemas que podem surgir na produção, entre em contato com seu consultor para encontrar a solução ideal. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos sobre a Cultura da Soja no blog Universo AgroGalaxy e  tenha toda a informação necessária para turbinar sua safra de soja. Visite também a página da iniciativa SemeaSoja, cadastre-se e aproveite as oportunidades para garantir o melhor para sua lavoura!

Você também pode gostar
Vazio sanitário da soja
Leia mais

Vazio sanitário da soja: o que é?

Se você trabalha com agricultura, provavelmente já ouviu falar do vazio sanitário da soja. A técnica é indispensável…