Se você trabalha com agricultura, provavelmente já ouviu falar do vazio sanitário da soja. A técnica é indispensável na contenção de pragas e doenças, capaz de salvar a colheita de grandes prejuízos.

Para tirar suas dúvidas sobre a prática, o Universo AgroGalaxy reuniu tudo o que você precisa saber desde a definição, a legislação, como fazer, quais os períodos e mais. Siga a leitura e confira!

O que é um vazio sanitário?

O vazio sanitário é a técnica que consiste em paralisar totalmente o cultivo durante determinado período, com o objetivo de conter pragas e doenças, evitando prejuízos na lavoura. A prática é usada em culturas como a soja, o algodão e o feijão, com duração que varia de acordo com a espécie e a legislação de cada região.

Por meio de ações normativas, é estabelecido que não deve haver nenhuma planta viva na lavoura durante o período do vazio sanitário, independente da fase de desenvolvimento da cultura. Assim, além da proibição do cultivo nesse período, também é restrito que plantas voluntárias estejam presentes no terreno, ou seja, aquelas que tenham germinado involuntariamente após a colheita.

Vale ressaltar que a medida é obrigatória e consta na legislação, com regulamentações que variam de acordo com o estado e região, sendo uma medida para controle que gera benefícios à produção agrícola e evita prejuízos tanto ao meio ambiente quanto ao produtor.

Qual a importância do vazio sanitário na soja?

O vazio sanitário da soja surgiu como uma solução para conter os prejuízos que a doença “Ferrugem Asiática” gera nas lavouras da cultura. A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que ocasiona a desfolha das plantas e reduz drasticamente a produtividade da lavoura, comprometendo até 90% da colheita.

A técnica serve como uma alternativa ao controle atrasado, que se demonstra ineficiente, incompleto e incapaz de evitar os danos à lavoura. Com a prática do vazio sanitário na soja, o controle da Ferrugem Asiática é mais assertivo, o que evita a necessidade de investir em defensivos agrícolas, que representam prejuízos ao meio ambiente e maiores gastos ao agricultor.

Funcionamento do vazio sanitário no Brasil

Como já dito, o vazio sanitário da soja é uma prática obrigatória instaurada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil. A regulamentação varia de acordo com cada estado, estabelecendo o período e a duração da prática de manejo, além do calendário de semeadura.

Vale ressaltar que o vazio sanitário é uma medida obrigatória para agricultores, sendo que o não cumprimento das regulamentações torna o produtor sujeito a multa pelos órgãos estaduais de sanidade vegetal. Confira mais a seguir sobre o período do vazio sanitário em cada estado!

Período do vazio sanitário em cada estado

Anualmente, o MAPA estabelece os períodos de vazio sanitário para cada estado, que variam de acordo com as condições climáticas, a geolocalização e outros fatores que influenciam na técnica de manejo.

Adiante, você pode conferir o Calendá HYPERLINK “https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sda-n-781-de-6-de-abril-de-2023-475808852?_ga=2.19080317.410784559.1690216255-487025836.1690216255“rio do Vazio Sanitário da Soja 2023 com o período do vazio sanitário em cada estado, disponível na Secretaria de Defesa Agropecuária. Entretanto, é importante acompanhar o Diário Oficial da União e as publicações feitas pelo MAPA, uma vez que os períodos são estabelecidos novamente todos os anos.

Como fazer o vazio sanitário da soja?

Para que o vazio sanitário da soja seja feito da maneira correta pelo produtor, em conformidade com a legislação, é necessário que algumas ações sejam tomadas:

⦁ Realize a limpeza total da área de cultivo da soja após a colheita;

⦁ Remova todas as plantas presentes na lavoura, utilizando recursos físicos ou defensivos no processo;

⦁ Garanta que nenhuma planta ficou presente na região, seja cultivada ou voluntária;

⦁ Faça o monitoramento durante todo o período do vazio sanitário para garantir que não haja plantas hospedeiras.

Durante o período, a fiscalização será função dos órgãos estaduais, que podem multar produtores que não cumprirem devidamente com o processo.

Agora que tem em mãos o que precisa para realizar o vazio sanitário da soja corretamente, que tal conferir mais sobre agricultura, agronegócio, técnicas de manejo e muito mais? Navegue pelo Universo AgroGalaxy e encontre assuntos que vão te ajudar no dia a dia da lavoura!

Veja também:

Você também pode gostar