No dia a dia do agricultor, é comum se deparar com situações em que as plantas não conseguem se desenvolver por conta própria, o que torna necessário implementar estratégias que reduzam a defasagem da plantação e aumentem a produtividade. Um exemplo de produto utilizado para esse fim são os bioinoculantes. 

Quer saber o que são, seus benefícios e como ele está atrelado à sustentabilidade? Siga a leitura e fique por dentro do assunto!

O que são bioinoculantes?

Na contramão dos problemas que a agricultura enfrenta com poluentes e produtos prejudiciais ao meio ambiente, os bioinoculantes são insumos sustentáveis produzidos à base de microorganismos como fungos e bactérias, com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento das plantas e aumentar a produtividade da lavoura. 

Bioinoculantes têm sido usados principalmente para reduzir os impactos ambientais e substituir fertilizantes e outros insumos poluentes, o que tem chamado muito a atenção de diversas empresas e agricultores, uma vez que os bioinoculantes são capazes de atender às demandas das culturas de maneira natural, garantindo uma maior qualidade da colheita e agregando valor ao produto.

Benefícios dos bioinoculantes

Além da prática ser sustentável, ou seja, benéfica ao meio ambiente, o uso de bioinoculantes traz diversos benefícios, seja para a lavoura, o agricultor ou o consumidor. Confira algumas das principais vantagens a seguir:

Conheça os benefícios dos bioinoculantes

Veja também: 7 passos para melhorar a eficiência dos fertilizantes

Bioinoculantes e sustentabilidade

Embora a agricultura seja parte fundamental da economia e da vida humana, ainda há diversos problemas a serem enfrentados, principalmente no que diz respeito a técnicas de manejo desatualizadas que geram resíduos contaminantes do solo e de águas.

Os bioinoculantes surgem, entretanto, como uma alternativa aos insumos utilizados na produção para aumento da produtividade. Um exemplo onde essa substituição pode ser vista é na tentativa de aumentar a fixação de nitrogênio às raízes das plantas, partindo do uso de adubo e fertilizantes nitrogenados. 

Sabendo que o nitrogênio é um elemento facilmente lixiviado, ou seja, se sedimenta e percorre entre as rochas e o solo, ele acaba por chegar até as águas localizadas nas camadas mais profundas do solo, aumentando chances de contaminar rios e lagoas e causar eutrofização da água.

Pesquisar e investir em bioinoculantes pode ser uma ótima escolha para a sua lavoura. O que acha? Se gostou do conteúdo e quer conferir mais sobre agricultura, técnicas de manejo e novidades do agronegócio, acesse o Blog Universo Agrogalaxy e confira!

Veja também:

Você também pode gostar
Saiba o que é agrometeorologia
Leia mais

Agrometeorologia: o que é?

Você já ouviu falar em agrometeorologia? A área de estudo, também conhecida como meteorologia agrícola, pode ser mais…