Boro: para que serve no solo, planta e meio ambiente?
Sendo considerado um dos elementos responsáveis pelo bom desenvolvimento da planta, o boro atua diretamente na fase reprodutiva, onde são formadas as estruturas principais da folha, tornando-o indispensável para a cultura.
Entenda mais sobre o boro e sua relação com o solo, planta e meio ambiente no texto a seguir.
O que é o boro?
É um micronutriente disponível no solo que, mesmo sendo exigido em pequena quantidade, é essencial para o desenvolvimento total da planta. Além disso, o boro participa de diversos processos bioquímicos como a formação de novos tecidos, síntese proteica e ativação enzimática.
Papel do boro na agricultura
Esse micronutriente, importante para a nutrição da planta, é um elemento com grande impacto no rendimento, qualidade e crescimento das culturas.
Por existir uma baixa disponibilidade do boro ou até excesso dele em alguns tipos de solo, a aplicação manual para equilibrar este elemento com outras substâncias é fundamental.
O boro na agricultura tem como papel imprescindível a eficiência em alcançar altos níveis de produtividade e qualidade no que diz respeito à cultura e ao alimento que nela vem sendo cultivado.
Veja também: Agricultura sustentável no Brasil
Impacto do boro no solo
O boro é encontrado no solo de forma ânion borato e ácido bórico e é totalmente móvel, podendo ser absorvido pelo PH do solo e a concentração do elemento na terra. Essa movimentação leva o boro para as camadas mais profundas da superfície pelo processo de lixiviação a depender do tipo do solo.
Durante a mobilidade, o micronutriente é levado para as extremidades da planta, ajudando a mantê-la íntegra no decorrer do processo de fecundação. O uso de corretivos de boro no solo auxiliam na neutralização de compostos como hidróxidos de alumínio e ferro, que associados ao boro, apresentam alto nível de retenção, prejudicando o desenvolvimento do cultivo.
Impacto do boro na planta
Nas plantas, esse elemento atua diretamente no processo fisiológico e é o mais exigido durante o período reprodutivo.
Como principal condutor de nutrientes, sua função está ligada na formação de novos tecidos, consequentemente da parede celular, metabolismo, transporte de substâncias, constituição da integridade da membrana plasmática, entre outros.
Vale lembrar que tanto a deficiência quanto excesso de boro é prejudicial à cultura. Quando falta, algumas das consequências são a deformação do fruto, redução e deformação no crescimento, finamento da gema apical e diminuição no crescimento das raízes. Ao exceder, gera necrose e amarelamento completo das folhas causando dano a plantação.
Impacto do boro no meio ambiente
O boro é disponibilizado do meio ambiente para as plantas por intemperismo de minerais, em decorrência de agentes como clima e relevo, e mineração da matéria orgânica.
No primeiro fator, após o desgaste das rochas por processos naturais, o mineral turmalina torna-se a fonte principal do boro. Já no segundo fator, por meio dos microorganismos, as substâncias orgânicas são transformadas em inorgânicas, conectando diretamente o teor de matéria orgânica no solo à viabilização de boro.
Veja também: Rotação de Culturas: vantagens e desvantagens
Para ficar por dentro desse e demais conteúdos que irão favorecer o desenvolvimento do seu cultivo, acompanhe todas as novidades do Universo AgroGalaxy! E simplifique o seu dia a dia no campo com Agrokea, solução de automação de acompanhamento do campo, com análise de solo, mapeamento de talhões, mapas de infestação e muito mais. Confira!
Veja também: