Você já ouviu falar em agrometeorologia? A área de estudo, também conhecida como meteorologia agrícola, pode ser mais importante para seus resultados na lavoura do que você imagina. Por isso, vamos saber mais sobre esse conceito, seus objetivos e importância. Acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é a meteorologia agrícola?

A agrometeorologia estuda o impacto das condições climáticas no meio rural, analisando a forma que esta influência nos resultados, seja positiva ou negativamente. Para garantir o desenvolvimento saudável da plantação, a meteorologia agrícola analisa fatores do microclima, ou seja, as condições climáticas que se aplicam a uma pequena área do solo.

A partir disso, será possível ajudar o produtor rural a otimizar sua produção, buscando melhores técnicas e processos. A agrometeorologia reforça que aquilo que acontece acima do solo também tem forte influência no desenvolvimento da lavoura, e por isso é importante olhar o cenário completo.

Veja também: Como utilizar drone para pulverização?

Objetivos da agrometeorologia

Os objetivos da agrometeorologia são definidos de acordo com sua aplicação e tempo cronológico. A ideia é identificar condições atmosféricas passadas, presentes e futuras para auxiliar na tomada de decisão. Chamamos o processo de agrometeorologia operacional, onde as operações agrícolas são definidas seguindo a meteorologia.

Entenda:

Condições atmosféricas passadas

O estudo das condições atmosféricas passadas serve para entender as melhores maneiras de manejo no caso de repetição das condições. Como o nome sugere, serão analisadas as condições passadas e seu impacto nas culturas.

Condições atmosféricas presentes

O estudo de condições atmosféricas presentes serve para tomar decisões em curto prazo. Por exemplo, é importante saber que, em caso de vento ou chuva, não se deve fazer pulverização de produtos fitossanitários.

Condições atmosféricas futuras

Estudar as condições atmosféricas futuras vai ajudar a reduzir seus impactos no campo a partir do planejamento de ações de manejo. Se você sabe que a região escolhida tem forte tendência de geadas, por exemplo, pode optar pela irrigação para reduzir os impactos do frio na plantação.

Veja também: Irrigação por aspersão

Importância da agrometeorologia para sua produção

O clima é fator decisivo na produção agrícola, e a agrometeorologia mostra sua importância pois oferece ao produtor o máximo de informações sobre o clima da região e sua influência no campo. Além disso, é através destes estudos que se torna possível o planejamento de ações de mitigação das perdas, entre outros.

Conheça seu território para estar sempre preparado em caso de estresse hídrico, temperaturas extremas, eventos como chuva de granizo ou ciclones, e até mesmo ataques de pragas e doenças, que também estão ligados às condições climáticas.

Gostou do conteúdo? O Universo AgroGalaxy reúne tudo o que você precisa saber para elevar sua produtividade com eficiência. Acompanhe os conteúdos e fique por dentro!

Veja também:

Você também pode gostar