A evapotranspiração engloba todo o processo em que a água do ecossistema vai da forma líquida para a gasosa, retornando à atmosfera. A evapotranspiração é a soma dos processos da água que evapora do solo, como a de rios e lagoas, quanto da transpiração das plantas, pelos estômatos.

Mas e os benefícios do fenômeno para o agricultor? Você conhece? Hoje, no Universo AgroGalaxy, vamos te ensinar a tomar decisões mais assertivas a partir da evapotranspiração. Siga a leitura e saiba como!

Evapotranspiração e o ciclo hidrológico

O ciclo hidrológico consiste na oscilação que a água realiza no planeta Terra, em que a água sobe em vapor para a atmosfera e volta em formato líquido na precipitação, sendo que seu equilíbrio é essencial para a vida humana. Nesse sistema, a evapotranspiração desempenha um papel fundamental, uma vez que é nela que a água vai do estado líquido para o gasoso.

Esquema simplificado do ciclo do estado da àgua que compõe a evapotranspiração.
Esquema simplificado do ciclo do estado da àgua que compõe a evapotranspiração.

A evapotranspiração na agricultura

Como o solo e as plantas estão envolvidas no processo, conhecer bem a evapotranspiração é fundamental na agricultura, principalmente no que diz respeito à irrigação. A evapotranspiração, somada a diversos outros fatores, ajuda o agricultor a descobrir qual a quantidade mínima de água que determinado tipo de cultura precisa, o que possibilita definir a irrigação de maneira mais precisa.

Dessa maneira, tendo o devido conhecimento da evapotranspiração do plantio, é possível organizar melhor prazos e quantidades na irrigação, tornando o processo mais econômico e sustentável, além de aumentar a produtividade e a qualidade da colheita explorando o potencial máximo de produção das culturas. 

Tipos de evapotranspiração

1. Evapotranspiração de referência

A evapotranspiração de referência (antes chamada de evapotranspiração potencial) diz respeito à perda de água da superfície de cultivo que possui uma cobertura vegetal de grama, com altura entre 8 e 15 cm, sendo que não há restrição hídrica para a cultura de referência, nem deficiência de água.

2. Evapotranspiração real

Na evapotranspiração real, são considerados fatores climáticos como a umidade atmosférica e as condições do solo, a fim de indicar a quantidade de água que foi transferida para a atmosfera, ou seja, há a possibilidade de deficiência hídrica. 

Também, a evapotranspiração real pode ser definida como a que ocorre em função da limitada disponibilidade de água e das variações do solo.

3. Evapotranspiração da cultura

A evapotranspiração da cultura acontece na fase em que a cultura se encontra em boas condições de desenvolvimento, sendo determinada a partir de uma ampla área de bordadura. 

A evapotranspiração da cultura é calculada pela fórmula Eto x Kc, em que Eto diz respeito à evapotranspiração por transferência e Kc é o coeficiente de cultura que varia de acordo com a área foliar da cultura.

4. Evapotranspiração da real da cultura 

No caso da evapotranspiração da real da cultura, a determinação será a condição real no campo. Nesse caso, a cultura pode ou não estar com restrição hídrica, e não contém área de rachadura, sendo influenciada pelo solo.

Veja também: Como utilizar drone para pulverização? 

Agora que você já possui as técnicas corretas para disparar sua produção, que tal acompanhar o Universo AgroGalaxy e estar por dentro de assuntos sobre agronegócio, agricultura, técnicas de manejo e muito mais. Acesse e confira!

Veja também:

Você também pode gostar