Com o avanço da safra 21-22, tem sido observado cada vez mais casos de danos causados por lagartas nas lavouras do país. Atualmente, várias espécies são importantes do ponto de vista técnico e econômico, como a Spodoptera frugiperda (lagarta do cartucho), Spodoptera eridania, Chrysodeixis includens (Falsa medideira), Rachiplusia nu, Helicoverpa sp, etc.
Quais são os danos causados pelas lagartas?
As lagartas são pragas comuns que podem causar danos significativos às plantações agrícolas. Elas se alimentam das folhas, brotos e frutos das plantas, reduzindo a produtividade e afetando a qualidade dos cultivos. No entanto, com o avanço das tecnologias, novas soluções têm surgido para combater essas pragas de forma mais eficiente e sustentável. Neste artigo, exploraremos algumas das novas tecnologias no combate às lagartas na lavoura.
O manejo desses insetos na soja é muito importante, não apenas pela cultura em si, mas pelo potencial impacto no sistema produtivo e culturas subsequentes. Se não forem bem manejadas na soja, por exemplo, espécies como a S. frugiperda podem infestar com maior intensidade o milho, causando prejuízos significativos para a produção do grão.
Como acabar com as lagartas na lavoura?
As novas tecnologias têm revolucionado o combate às lagartas na lavoura, oferecendo soluções mais eficientes e sustentáveis. O monitoramento por imagem, o uso de feromônios sintéticos, os bioinseticidas, as culturas geneticamente modificadas e o uso de drones são exemplos de ferramentas que estão contribuindo para reduzir os danos causados pelas lagartas nas plantações agrícolas. Ao adotar essas tecnologias, os agricultores podem proteger suas colheitas de forma mais precisa e eficaz.
O portfólio AgroGalaxy conta com um poderoso aliado para endereçar este tema: o baculovirus. Os bioinseticidas da Agbitech são à base deste micro-organismo, o que garante uma ação eficaz contra lagartas, baixa toxicidade e o manejo de resistência aos químicos e biotecnologias. Eles podem ser aplicados sozinhos ou em misturas com outros produtos, sendo muito flexíveis em relação à operação de aplicação.
O modo de ação do baculovirus é completamente diferente dos demais inseticidas disponíveis hoje no mercado, e por isso, é considerada uma importante ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas (MIP). A lagarta se infecta quando ingere partículas virais aplicadas nas folhas das plantas. Começa então o ciclo de infecção, que além de resultar na morte deste indivíduo, ainda libera mais partículas virais no ambiente, infectando muitas outras lagartas.
Usamos a força da própria natureza no manejo, reproduzindo o vírus no campo, trazendo mais rentabilidade e um uso mais racional dos insumos agrícolas.
A linha de produtos biológicos da Agbitech foi testada e aprovada pelo corpo técnico AgroGalaxy, e faz parte do Protocolo Técnico (PTA). Nosso time está 100% capacitado para recomendar a melhor solução biológica para sua lavoura. Para mais informações, procure um consultor técnico de vendas AgroGalaxy de sua região.
TechA, foco em Produtividade.
Veja também: