Parte de uma prática agrícola conhecida como adubação verde, as crotalárias são conhecidas por sua capacidade de fixar nitrogênio no solo e por suas propriedades nematicidas, o que faz com que sejam muito utilizadas como uma alternativa natural e sustentável para o controle de nematoides.

Mas o que são crotalárias e como elas agem no controle desses pequenos vermes que causam danos enormes às lavouras? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema com o Universo AgroGalaxy!

O que são crotalárias? 

As crotalárias são plantas da família Fabaceae, que possui mais de 300 espécies diferentes documentadas em todo o mundo. Conhecidas por suas flores amarelas brilhantes, as crotalárias são leguminosas de rápido crescimento capazes de penetrar no solo e ajudar na absorção de nutrientes, inclusive na fixação de nitrogênio.

Além disso, as crotalárias possuem a capacidade de atrair nematoides para suas raízes, onde liberam substâncias tóxicas que matam esses parasitas, o que faz com que essas leguminosas sejam muito utilizadas em programas de rotação de culturas gerando resultados surpreendentes.

3 Principais tipos de crotalárias 

No Brasil, existem ao todo 9 espécies de crotalárias nativas e 7 que foram introduzidas. No entanto, os 3 principais tipos de crotalárias mais utilizados para o controle de nematoides nas lavouras são:

1. Crotalaria juncea 

Originária da Índia, a Crotalaria juncea, também conhecida como crotalária-junça, é a espécie mais cultivada no Brasil. Sendo utilizada principalmente para as práticas de adubação verde, devido à sua alta produção de biomassa e capacidade de fixação de nitrogênio.

2. Crotalaria spectabilis 

Esta espécie, que também é indiana, é conhecida por sua resistência à seca e é frequentemente usada especificamente para o controle de nematoides, suas raízes liberam substâncias químicas que são tóxicas para estes parasitas do solo, ajudando a reduzir sua população e a minimizar os danos que podem causar às culturas.

3. Crotalaria ochroleuca 

Nativa da África, essa espécie de crotalária conhecida popularmente como crotalária-fumo, é usada tanto para adubação verde quanto para controle de nematoides.

Quando realizar o plantio das crotalárias? 

O plantio das crotalárias é geralmente recomendado durante a primavera, ou seja, entre os meses de outubro e novembro, isso porque as crotalárias são plantas de clima quente e necessitam de uma boa quantidade de luz solar para crescerem adequadamente.

Como fazer o cultivo das crotalárias? 

O cultivo das crotalárias pode ser feito de duas maneiras: a lanço ou em linhas, o plantio a lanço envolve a distribuição aleatória das sementes sobre a superfície do solo, enquanto o plantio em linhas envolve a semeadura das sementes em fileiras específicas

O espaçamento recomendado entre as plantas varia entre 25 e 50 cm e a profundidade ideal é de 2 a 3 cm, permitindo que cada planta tenha espaço suficiente para crescer.

Além do mais, para uma densidade de plantio adequada que maximize a produção de biomassa e seja eficaz no controle de nematoides,a distribuição recomendada de sementes é de 25 a 30 sementes por hectare.

Como as crotalárias agem para controlar os nematoides? 

A eficácia das crotaláriam no controle de nematoides foi comprovada pela Embrapa no Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (73), em que a técnica foi aplicada na plantação de soja.

As leguminosas são capazes de lançar substâncias tóxicas que impedem a ação dos nematoides, realizando, por exemplo, a paralisação deles. Elas atuam como plantas armadilhas, que impedem que a praga complete seu ciclo de vida e que ataque as raízes do cultivo. 

Além do combate a esses agentes, as crotalárias também modificam o solo, com a diminuição de riscos de erosão, melhoria da retenção de água, aumento de nutrientes e raízes que ajudam na descompactação do solo.

Apenas a palhada de crotalária já é suficiente para bons resultados na supressão de nematóides, sendo indispensável aplicá-la na entressafra com a cultura. É importante conhecer bem o seu solo e as técnicas de manejo, de modo que a ação da planta aumente a produtividade da sua lavoura de forma significativa.

Quais são os tipos de nematoides que as crotalárias combatem? 

As vantagens do uso das crotalárias são comprovadas, mas é importante escolher a espécie adequada para o combate de cada tipo de nematoide existente, caso contrário, os resultados não serão promissores.

Raízes com nematoides versus raízes sem nematoides
Comparação entre uma raíz contaminada por nematóides e uma raíz saudável. (Foto: Ricardo Bemfica Steffen)

Confira a seguir quais tipos de crotalárias usar para combater os nematoides mais comuns na plantação de soja:

Nematoide das lesões radiculares 

Para o controle do nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), qualquer um dos tipos de crotalárias citados podem ser utilizados, porém a escolha da espécie mais adequada pode depender de vários fatores, como as condições específicas do solo e do clima.

Nematoide do cisto 

De maneira similar ao anterior, qualquer tipo de crotalária pode ser eficaz no combate a esse nematoide, no entanto, o nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines) pode ser controlado de maneira ainda mais eficaz pela Crotalaria juncea

Nematoide de galhas 

O nematoide de galhas (Meloidogyne spp.) é um dos nematoides mais prejudiciais para a soja, para seu controle efetivo é recomendado realizar a rotação das espécies Crotalaria breviflora e Crotalaria spectabilis.

Nematoide das galhas do algodão 

Embora o nematoide das galhas do algodão (Meloidogyne incognita) não seja um problema comum na soja, ele pode afetar outras culturas rotacionadas com  ela, sendo assim é importante evitar o plantio de culturas que podem ser hospedeiras desse nematoide, como o milho, por exemplo.

Porém, caso ocorra a infestação por esse verme, a Crotalaria spectabilis pode ser uma boa opção para o controle dele

Benefícios do uso de crotalárias no controle de nematoides 

O uso de crotalárias na plantação de soja traz vários benefícios que vão além do controle de nematoides. Graças à sua capacidade de fixação de nitrogênio, as crotalárias melhoram a produtividade do solo, aumentando os rendimentos da safra e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Sendo assim, caso o manejo seja realizado de maneira adequada e o tipo de planta seja bem escolhido, é possível obter resultados muito positivos e garantir uma colheita satisfatória.

Agora que já sabe tudo o que precisa sobre o controle de nematóides na lavoura com o uso de crotalárias, conheça o Universo AgroGalaxy e confira conteúdos sobre controle de pragas, técnicas de manejo e muito mais!

Veja também: 

Você também pode gostar